Busca avançada
Ano de início
Entree

Nuvens no horizonte: a relação Brasil-América por meio da imprensa brasileira nos anos finais do Império (1875-1889)

Processo: 10/13702-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:José Luis Bendicho Beired
Beneficiário:Paula da Silva Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História do Brasil Império   Américas   Imprensa

Resumo

O período monárquico foi marcado pelo afastamento do Brasil em relação aos demais países americanos. No entanto a crise do regime político brasileiro, acentuada a partir de 1870, impulsionou certos setores da sociedade, em especial a imprensa, a questionar a inserção brasileira no continente. Esta proposta tem por objetivo a análise das representações construídas pela imprensa brasileira acerca dos demais países americanos, mais especificamente dos Estados Unidos e da Argentina, nos anos finais do império, articulando-se em torno do estudo da construção da identidade nacional, dos embates ideológicos e do processo político em curso no Brasil e na América no final do século XIX. É importante destacar que este projeto de pesquisa está vinculado ao projeto temático FAPESP, Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX), integrado por docentes da USP, Unesp e Unifesp. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Paula da Silva. Vozes do Império : Estados Unidos e Argentina no debate político da imprensa brasileira (1875 – 1889). 2013. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.