Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da biomassa bacteriana adicionada à alimentação de frangos de corte sobre desempenho animal e características da carne

Processo: 10/04090-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Elisa Helena Giglio Ponsano
Beneficiário:Saulo Vinícius Avanço
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Rubrivivax gelatinosus   Biomassa

Resumo

Análises da biomassa de Rubrivivax gelatinosus produzida em nossos laboratórios utilizando efluente de indústria de processamento de pescado indicaram ausência de microrganismos patogênicos e elevados teores de oxicarotenóides e proteínas, sugerindo a aplicação do produto na alimentação de animais. O objetivo deste projeto de pesquisa é utilizar a biomassa bacteriana na alimentação de frangos de corte e investigar os efeitos do uso do produto sobre o desempenho das aves e sobre a qualidade dos cortes cárneos em relação à composição centesimal, cor, concentração de oxicarotenóides e rancidez lipídica. As aves serão criadas durante 45 dias sob condições de temperatura e luminosidade controladas, recebendo ração comercial adequada a cada fase do crescimento. Na fase de terminação, as aves serão divididas aleatoriamente para receber diferentes concentrações de biomassa (0, 1,0, 2,0 e 3,0 g/kg) adicionada à ração, constituindo-se em quatro tratamentos. Será determinado o desempenho produtivo das aves e, após o abate, serão preparados cortes cárneos que serão analisados quanto a composição centesimal, cor e teor de oxicarotenóides. Os cortes serão, então, submetidos a diversos períodos de congelamento a -22oC (0, 15, 30, 45 e 60 dias) e, após o descongelamento, será investigada a ação dos oxicarotenóides sobre a oxidação dos lipídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
S.V. AVANÇO; E.H.G. PONSANO; M. GARCIA NETO; M.F. PINTO. Biomassa de Rubrivivax gelatinosus na criação de frangos de corte: desempenho animal e cor dos produtos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, n. 6, p. -, Dez. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AVANÇO, Saulo Vinícius. Aplicação de biomassa de Rubrivivax gelatinosus na ração de frangos de corte: desempenho animal e caracteristicas dos produtos. 2012. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.