Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e funcionalização superficial de metal-organic frameworks análogos ao MIL-101

Processo: 10/13914-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:André Luiz Barboza Formiga
Beneficiário:Ricardo Barroso Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estrutura metal-orgânica   Metais de transição   Ligantes orgânicos

Resumo

Uma classe de sólidos estendidos porosos vem sendo muito estudada nos últimos anos: os metal organic frameworks ou MOFs, que são estruturas formadas por íons ou clusters de metais de transição unidos por ligantes orgânicos rígidos, gerando uma rede porosa estendida. Estes materiais apresentam uma alta área superficial e baixa densidade, sendo amplamente aplicados no armazenamento e separação de gases e como catalisadores heterogêneos. Mais recentemente, novos tipos de MOFs foram sintetizados usando, como clusters inorgânicos, complexos trinucleares de alguns metais de transição. Dentre estes, se destaca o MIL-101, formado pela coordenação de clusters trinucleares de crômio com moléculas de ácido tereftálico, devido a seu recorde de área superficial. Este projeto pretende estudar modificações no processo de síntese do MIL-101 de modo a desenvolver análogos a este material de duas formas distintas. A primeira, variando o ligante orgânico ao utilizar derivados do ácido tereftálico que podem gerar materiais com funcionalidades interessantes nos seus poros. A segunda, é a variação do metal de transição ao utilizar sais ou complexos trinucleares de rutênio (III) no procedimento de síntese, o que pode produzir materiais passíveis de uso em diversos processos catalíticos. Além do mais, o projeto também visa o estudo da funcionalização superficial dos materiais produzidos que contêm grupos funcionais como -NH2 ou -OH. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, RICARDO B.; SCHEETZ, PERRY M.; FORMIGA, ANDRE L. B. Synthesis of amine-tagged metal-organic frameworks isostructural to MIL-101(Cr). RSC ADVANCES, v. 3, n. 26, p. 10181-10184, 2013. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ricardo Barroso. Síntese, caracterização e funcionalização superficial de redes metalorgânicas análogas ao MIL-101. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.