Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da proteína quinase D e cortactina na invasão celular por amastigotas extracelulares de Trypanosoma cruzi

Processo: 10/14190-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Celular
Pesquisador responsável:Diana Bahia
Beneficiário:Alexis de Sá Ribeiro do Bonfim de Melo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi   Amastigotes   Proteínas quinases   Cortactina

Resumo

A doença de Chagas, zoonose causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, afeta 10-12 milhões de pessoas no mundo todo e carece de medidas eficazes de controle tais como imunização ou quimioterapia. O parasita apresenta três formas evolutivas, cada qual morfológica e bioquimicamente distinta entre si, mas com particular importância para formas tripomastigotas e amastigotas extracelulares que estão presentes e sustentam a infecção no hospedeiro vertebrado. A biologia da interação T. cruzi-célula hospedeira é complexa e ainda permanece pouca caracterizada, principalmente no que se diz respeito aos amastigotas extracelulares. A sua adesão, sinalização e internalização ocorrem de forma distinta dos tripomastigotas e dependente do citoesqueleto de actina cortical da célula hospedeira. Foi recentemente descrita a fosfoforilação de cortactina, um fator promotor de nucleação de actina, pela proteína quinase D (PKD) e a sua influência na dinâmica da polimerização de actina e migração celular. A PKD é uma família de serina/treonina quinases com três isoformas que regulam processos celulares tais como apoptose, morfologia do Golgi eproliferação e migração celular. Além disso, resultados de alguns trabalhos sobre a interação T. cruzi-célula hospedeira revelaram importantes funções de proteínas relacionadas às vias de PKD o que encoraja estudos que avaliem o seu possível papel na invasão celular e infectividade desse patógeno. Em vista disso, o presente projeto buscar investigar e caracterizar o papel da PKD e cortactina na invasão celular pelos amastigotas extracelulares (AE) de T. cruzi de forma a enriquecer o conhecimento sobre a sinalização que governa a internalização do parasita e subsidiar o desenvolvimento racional de drogas inibidoras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM-MELO, ALEXIS; ZANETTI, BIANCA FERRARINI; FERREIRA, EDEN RAMALHO; VANDONINCK, SANDY; HAN, SANG WON; VAN LINT, JOHAN; MORTARA, RENATO ARRUDA; BAHIA, DIANA. Trypanosoma cruzi extracellular amastigotes trigger the protein kinase D1-cortactin-actin pathway during cell invasion. Cellular Microbiology, v. 17, n. 12, p. 1797-1810, DEC 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.