Busca avançada
Ano de início
Entree

Esmeralda - por que não dancei: uma autobiografia como exercício etnográfico

Processo: 10/14306-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Maria Suely Kofes
Beneficiário:Hugo Ciavatta
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Morador de rua   Narrativa

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende levantar e analisar narrativas biográficas de moradores de rua na cidade de São Paulo. Partindo de clássicos debates no estudo sobre cidades, até recentes etnografias sobre as populações de rua, trata-se de explorar, nos relatos biográficos, a criação de sujeitos onde supostamente não os encontraríamos ("marginais", "socialmente excluídos") e a explicitação de uma experiência urbana. O foco inicial será a contextualização e atualização da autobiografia de Esmeralda do Carmo Ortiz, na qual a autora narra o período de sua vida em que esteve nas ruas. Em seguida, pretende-se construir novas narrativas, como a de Tião Nicomendes, morador de rua e um dos fundadores do Movimento Nacional da População de Rua, e de integrantes da Revista Ocas, projeto editorial desenvolvido por moradores de rua na cidade de São Paulo, e, então, comparar esses relatos com outras expressões, literárias e cinematográficas, que retratam a vida e a história de moradores de ruas. Por fim, tal exercício daria subsídios à construção de uma etnografia das ruas concentrada em histórias de vida, narrativas individuais de experiências sociais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CIAVATTA, Hugo. Passagens pelas ruas de São Paulo em narrativas (auto)biográficas. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.