Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade antitumoral autóloga de células NK expandidas in vitro a partir de pacientes com câncer de ovário

Processo: 10/17202-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Petta
Beneficiário:Rodrigo Fernandes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias ovarianas   Imunoterapia   Células matadoras naturais

Resumo

A possibilidade de se gerar células natural killer (NK) de pacientes com câncer tem sido o foco de estudos que buscam fontes de células efetoras autólogas para o tratamento de neoplasias humanas. Recentemente, demonstramos a possibilidade de se obter preparações de células efetoras ricas em células NK pela expansão ex vivo de células mononucleares do sangue periférico (CMSP) de pacientes com neoplasia de ovário (FAPESP 2006/04900-2). A atividade antitumoral destas células foi avaliada contra as linhagens tumorais K562 e OVCAR3, mostrando haver correlação positiva entre a citotoxicidade celular e a quantidade de células NK presentes na preparação de células efetoras. O objetivo no presente estudo é avaliar a atividade antitumoral autóloga de células NK expandidas ex vivo a partir de pacientes com câncer de ovário. A atividade antitumoral será avaliada pela expressão da molécula CD107a sobre as células NK pela citometria de fluxo. Serão também determinados os subtipos de linfócitos (NK, NK-T e T) obtidos durante o processo de expansão celular, incluindo a expressão dos receptores inibidores KIR2DL1, KIR2DL2/3 e KIR3DL1, e os receptores ativadores NKp30, NKp44, NKp46 e NKG2D. As células tumorais primárias serão avaliadas quanto à expressão das moléculas do HLA de classe I e MIC A/B. Os resultados obtidos serão comparados através de análise estatística não paramétrica o que permitirá avaliar a eficiência da expansão, bem como da atividade antitumoral autóloga, considerando o conjunto de receptores ativadores e inibidores expressos pelas células NK. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RODRIGO FERNANDES; PETTA, CARLOS ALBERTO; DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE; ALICI, EVREN; GUIMARAES, FERNANDO. Up-regulation of DNAM-1 and NKp30, associated with improvement of NK cells activation after long-term culture of mononuclear cells from patients with ovarian neoplasia. HUMAN IMMUNOLOGY, v. 75, n. 8, p. 777-784, AUG 2014. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo Fernandes da. Integridade funcional dos linfócitos NK E NK-like T de pacientes com neoplasia de ovário = : Functional integrity of NK and NK-like T lymphocytes from ovarian neoplasia patients. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.