Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlações entre as habilidades de fala e de leitura de indivíduos gagos

Processo: 10/04874-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da linguagem   Gagueira   Leitura   Fala

Resumo

A fala é um processo linear que se desenvolve por meio de uma cadeia de eventos temporais que requer suaves transições em diferentes níveis linguísticos. Objetivo: verificar a presença de correlação entre os parâmetros temporais de fala e de leitura oral em indivíduos gagos e não gagos. Métodos: Serão selecionados 40 sujeitos (20 gagos e 20 não gagos), entre 17 a 59 anos, do sexo feminino e masculino, residentes na Grande São Paulo. Os indivíduos serão submetidos a uma anamnese inicial e avaliação fonoaudiológica. A verificação dos aspectos prosódicos temporais na fala espontânea e na leitura de sujeitos gagos e não gagos será feita por meio de: análise de duração em (ms) e localização das pausas, número de sílabas emitidas, tempo total de elocução, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação. As medidas acústicas de duração serão realizadas por meio do programa PRAAT, 4.2. Será realizada a mensuração do tempo total despendido na leitura e calculada a taxa de leitura de itens isolados e de texto (palavras lidas por minuto - p.p.m.). Também será calculada a acurácia (número de palavras lidas corretamente por minuto - p.c.p.m.). Resultados: Os resultados serão obtidos através da análise das variáveis: total de rupturas na fala espontânea, total de rupturas na leitura oral, mapeamento das rupturas na fala espontânea, mapeamento das rupturas na leitura oral, velocidade de fala espontânea, velocidade de leitura oral, acurácia na leitura oral, prosódia e compreensão de texto lido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOANA CECILIA BAPTISTA RAMALHO PINTO; ANA MARIA SCHIEFER; CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA. Disfluências e velocidade de fala em produção espontânea e em leitura oral em indivíduos gagos e não gagos. Audiol., Commun. Res., v. 18, n. 2, p. -, Jun. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.