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Identificação dos estágios motivacionais para a mudança em candidatos e novos usuários de aparelhos de amplificação sonora individuais

Processo: 10/12842-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dagma Venturini Marques Abramides
Beneficiário:Jéssica Kuchar
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas com deficiência auditiva   Perda auditiva   Reabilitação de deficientes auditivos   Aparelho de amplificação sonora individual   Motivação

Resumo

A investigação acerca da motivação é um tema essencial na área de saúde em geral, uma vez que afeta diretamente o comportamento de adesão aos diversos tratamentos. Atualmente, o uso de ferramentas de motivação tem-se mostrado altamente eficaz e prático para encorajar o processo de mudança da maneira mais eficiente. Neste sentido, a literatura vem apontando a aplicabilidade do Modelo Transteórico de Estágios de Mudança na abordagem clínica. Este modelo estuda as mudanças de comportamento do indivíduo, bem como, a motivação que este apresenta para mudar um determinado comportamento e é aplicado em diversas populações: alcoolistas, usuários de drogas, obesidade, entre outros. Na área de Audiologia, até o momento os estudos relacionados ao tema são apenas de cunho teórico, sendo necessário realizar investigações que demonstrem a relação do modelo com a referida área, por exemplo, no que se refere ao uso de aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI), uma vez que o seu uso requer a adaptação do usuário a esta condição, que o remete à modificação de determinadas crenças e comportamentos. Para tanto, o objetivo desta pesquisa é identificar os estágios motivacionais de candidatos e de novos usuários de AASI com base no Modelo de Estágios de Mudança Transteórico. Participarão deste estudo 90 indivíduos regularmente matriculados na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), maiores de 18 anos de idade que apresentem deficiência auditiva incapacitante (média maior que 40 dB) e que sejam candidatos ao uso de AASI ou novos usuários de AASI, sendo que 10 destes formarão um estudo piloto. Os participantes responderão a questões propostas pela University of Rhode Island Change Assessment Scale (URICA) adaptada para deficiência auditiva e à questões propostas por Babeu et al. (2004). A análise exploratória dos dados será realizada por meio de medidas descritivas e de distribuição de freqüência. As análises estatísticas para a validação da URICA serão as mesmas indicadas pelo grupo de pesquisadores brasileiros responsáveis pela validação, a saber: o alfa de Cronbach e o coeficiente de correlação não paramétrico de Spearman. Para comparar as médias das subescalas dos pacientes, será utilizado o teste-t de Student para amostras independentes e, para a comparação das médias da escala de Prontidão, será usada a análise de variância (ANOVA) com nível de significância de 5%. Este estudo poderá direcionar novos estudos bem como estabelecer estratégias de aconselhamento mais adequadas de acordo com o estágio motivacional para a mudança que o indivíduo se encontra. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUCHAR, Jéssica. Identificação dos estágios motivacionais para a mudança em candidatos e novos usuários de aparelhos de amplificação sonora individuais. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

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