Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos moleculares do reparo de quebra de duplas fitas no DNA mitocondrial

Processo: 10/18254-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Nadja Cristhina de Souza Pinto
Beneficiário:Valquiria Tiago dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/12011-7 - Otimização de ensaio reparo in vitro de quebras de duplas fitas usando extratos mitocondriais e nucleares, BE.EP.DR
Assunto(s):Mitocôndrias   Reparo   DNA

Resumo

O DNA mitocondrial localiza-se na membrana interna da mitocôndria, aonde são geradas grandes quantidades de espécies reativas a oxigênio. Esse contínuo ataque dessas espécies reativas pode causar várias alterações que incluem oxidações de bases e do açúcar, ligações cruzadas entre DNA e proteínas, além de quebras de fita simples e de fita dupla. Quando não reparadas essas quebras levam a perda da informação genética, parada da replicação e a conseqüente morte celular. No núcleo, quebras de fita dupla no DNA podem ser reparadas através de dois mecanismos distintos, ligação de pontas não homólogas (NHEJ) e recombinação homóloga (HR). O reparo por ligação de pontas não homologas foi apenas parcialmente caracterizado em mitocôndrias de células de mamíferos. Alem disso, as evidências experimentais para a existência de recombinação homóloga são, em sua maioria, genéticas. Esse projeto tem como objetivo caracterizar bioquimicamente a via de reparo de quebras de fita dupla em mitocôndrias de mamíferos. Em especifico, iremos investigar a participação das proteínas Rad51, Rad52 (principais proteínas de HR no núcleo) Ku e DNA-PKC (principais proteínas de NHEJ no núcleo) no reparo de quebras de duplas fitas no DNA mitocondrial. Para isso propomos (i) confirmar a existência dos dois tipos de reparo em mitocôndrias de células normais; (ii) certificar da presença dessas proteínas em extratos mitocondriais; (iii) verificar se essas proteínas são importantes para o reparo de quebras de duplas fitas de DNA na mitocôndria analisando como essas quebras são reparadas na ausência de cada uma das proteínas citadas acima. Espera-se que essas proteínas estejam envolvidas no reparo de quebras de duplas fitas no DNA mitocondrial e que assim possamos aumentar a compreensão das vias de reparo de DNA e sua regulação bem como o papel dessas vias na manutenção da integridade funcional da mitocôndria e da célula.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUEVANO-MARTINEZ, LUIS ALBERTO; FORNI, MARIA FERNANDA; DOS SANTOS, VALQUIRIA TIAGO; SOUZA-PINTO, NADJA C.; KOWALTOWSKI, ALICIA J. Cardiolipin is a key determinant for mtDNA stability and segregation during mitochondrial stress. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOENERGETICS, v. 1847, n. 6-7, p. 587-598, JUN-JUL 2015. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.