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Potenciais evocados relacionados à tarefa de Roediger e McDermott em crianças com transtorno global do desenvolvimento

Processo: 10/14656-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Claudia Aparecida Valasek
Instituição-sede: Coordenadoria de Pós-Graduação. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos globais do desenvolvimento infantil   Transtorno autístico   Repressão psicológica   Potencial evocado

Resumo

Roediger e McDermott (1995), avançando os estudos prévios de Deese, demonstraram em laboratório a possibilidade de induzir a formação de falsa memória por meio de estímulos com forte associação semântica entre si. A observação de erros de falsa memória é bem descrita e encontra-se relacionada aos próprios processos de desenvolvimento cerebral. Por outro lado, esse efeito não é observado em patologias como o Autismo e a Síndrome de Savant. Nesses casos, a indução de falsa memória por associação semântica é reduzida, ficando evidente um padrão de registro mais literal da informação. Apesar do efeito comportamental nesses pacientes ser conhecido, ainda pouco se sabe sobre suas bases neurofisiológicas subjacentes. Assim, após ter a construção e adaptação de um instrumento de falsa-memória para registro de EEG, apresento este projeto de mestrado que tem como objetivo geral investigar as relações entre o desempenho comportamental e potenciais evocados em tarefa de memória literal e conceitual (baseado no paradigma DRM) comparando sujeitos que se enquadrem nos Transtornos Globais do Desenvolvimento com o grupo controle de desenvolvimento típico. Com este estudo, pretende-se compreender os mecanismos neuronais subjacentes ao desempenho em tarefa DRM e verificar diferenças e semelhanças entre o grupo de pacientes e um grupo controle de desenvolvimento típico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, TATIANE C.; VALASEK, CLAUDIA A.; MINATI, LUDOVICO; BOGGIO, PAULO S. Altered semantic integration in autism beyond language: a cross-modal event-related potentials study. Neuroreport, v. 24, n. 8, p. 414-418, MAY 29 2013. Citações Web of Science: 0.
BOGGIO, PAULO SERGIO; VALASEK, CLAUDIA APARECIDA; CAMPANHA, CAMILA; ALEM GIGLIO, ANA CAROLINA; BAPTISTA, NATHALIA ISHIKAWA; LAPENTA, OLIVIA MORGAN; FREGNI, FELIPE. Non-invasive brain stimulation to assess and modulate neuroplasticity in Alzheimer's disease. NEUROPSYCHOLOGICAL REHABILITATION, v. 21, n. 5, SI, p. 703-716, 2011. Citações Web of Science: 18.
BOGGIO‚ P.S.; VALASEK‚ C.A.; CAMPANHÂ C.; GIGLIO‚ A.C.A.; BAPTISTA‚ N.I.; LAPENTA‚ O.M.; FREGNI‚ F. Non-invasive brain stimulation to assess and modulate neuroplasticity in Alzheimer’s disease. NEUROPSYCHOLOGICAL REHABILITATION, v. 21, n. 5, p. 703-716, 2011.

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