Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de exercícios vocais em vozes normais com análise perceptivo-auditiva, acústica e comparação com as imagens obtidas com videolaringoscopia de alta velocidade

Processo: 10/03345-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Arlindo Neto Montagnoli
Beneficiário:Regina Aparecida Pimenta
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Laringoscopia   Voz

Resumo

Diversas técnicas indicadas ao tratamento vocal, presentes de forma empírica na conduta fonoaudiológica, ainda não apresentam estudos que comprovem sua eficácia. O objetivo desse estudo é empregar as análises: auditivo-perceptiva e acústica para verificar a eficácia imediata de exercícios vocais em vozes normais. Será pesquisado o limiar de normalidade de parâmetros do exame de videolaringoscopia e quimografia de alta velocidade, para a complementação dos achados das análises anteriores. Após seleção de 54 indivíduos de ambos os gêneros, com idade entre 20 e 45 anos, o sinal de voz será captado nos momentos: pré e pós-exercícios vocais ou sessão de vídeo sobre saúde vocal. Será usado o software Análise de Voz 4.10 para gravação de três emissões sustentadas das vogais /a/ e /e/ por cinco segundos após a emissão em voz alta dos dias da semana. Para a análise perceptivo-auditiva serão apresentadas randomicamente as vozes gravadas com adição de 20% de repetições das mesmas, para a avaliação, a qual será feita por outra fonoaudióloga com experiência em voz. Serão extraídos parâmetros quantitativos e análises visuais subjetivas da avaliação acústica, da videolaringoscopia e quimografia. Os resultados da análise perceptivo-auditiva, acústica, de videolaringoscopia e quimografia, serão tratados estatisticamente para a discussão e conclusão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Supercâmera é usada no estudo da produção da voz 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.