Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacitação em saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto sobre o desempenho escolar

Processo: 10/14223-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Celina Andrade Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Capacitação profissional   Professores   Transtornos mentais   Ensino fundamental   Rendimento escolar

Resumo

O grande número de crianças e adolescentes que necessitam de cuidados em saúde mental, a falta de profissionais especializados e a universalização do ensino tornam as intervenções em escolas especialmente úteis no Brasil. Este estudo tem como objetivos desenvolver uma ferramenta de multimídia para psicoeducação de professores e educadores da rede pública de ensino e através de um teste piloto avaliar a sua eficácia na identificação precoce de sintomas dos transtornos psiquiátricos, na aquisição de habilidades para abordagem adequada desses quadros em sala de aula e o seu impacto sobre o ambiente escolar. Será desenvolvida a ferramenta de multimídia em parceria com a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DTM-FMUSP). O seu conteúdo será desenvolvido através de consulta a materiais similares já desenvolvidos em outros países, consulta a profissionais especializados em psiquiatria da infância e adolescência e em educação infantil, e grupos focais com professores. Para a avaliação inicial da sua eficácia, duas escolas (uma pública e uma privada) receberão a intervenção com a multimídia e serão comparadas a outras duas escolas pareadas para nível socioeconômico e número de alunos. A hipótese principal é que a intervenção psicoeducativa para equipes pedagógicas das escolas de ensino fundamental I aumente a competência para a identificação e manejo de problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, quando comparadas com equipes de escolas que não receberem a intervenção. Secundariamente, espera-se que a intervenção melhore o ambiente escolar e que os alunos das escolas que receberem a intervenção apresentem menor evasão escolar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, CELINA ANDRADE; WEN, CHAO LUNG; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; POLANCZYK, GUILHERME V. A randomised controlled trial of a web-based educational program in child mental health for schoolteachers. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 24, n. 8, p. 931-940, AUG 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Celina Andrade. Capacitação de saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto no ambiente escolar. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.