Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações e experiências pautadas pela teoria social cognitiva em Portugal

Processo: 10/17954-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Roberta Gurgel Azzi
Anfitrião: Joaquim Luís Coimbra
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Porto (UP), Portugal  
Assunto(s):Teoria social cognitiva   Autoeficácia

Resumo

O pedido ora submetido está integrado ao projeto Teoria Social Cognitiva: promovendo reflexões sobre práticas educacionais, financiado pela FAPESP. Tem o projeto maior entre suas etapas a produção de material para professores, visual e escrito, sobre as contribuições da teoria social cognitiva formulada por Albert Bandura. Acredita-se que este material será inédito e bem-vindo nos diferentes países de língua portuguesa, pois abordará conceitos e os discutirá no campo das práticas educacionais. O material será organizado em textos, acompanhados de programas de vídeo de curta duração sobre os temas abordados nos textos. Poder incluir relatos e imagens do contexto português será de muita importância (o projeto conta, inclusive, com a participação de uma parceira portuguesa). Para tanto, a investigação proposta neste pedido tem como objetivo conhecer e registrar as investigações e experiências portuguesas pautadas pela teoria social cognitiva. Pretende-se realizar entrevistas com investigadores e seus alunos sobre as pesquisas e intervenções desenvolvidas pelos diversos grupos portugueses. As entrevistas serão vídeo-gravadas (se autorizadas pelos entrevistados) e posteriormente organizadas em um DVD produto do estágio realizado. Além da autorização de gravação também será solicitada autorização para uso de imagem caso o relato captado seja ilustrativo de argumento a constar dos vídeos a serem confeccionados para o projeto maior. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARILDA APARECIDA DANTAS; ROBERTA GURGEL AZZI. Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira. Trends in Psychology, v. 26, n. 2, p. -, Jun. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.