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Da exposição ao público: a biodiversidade nas exposições de imersão, nos dioramas e na percepção dos visitantes

Processo: 10/17432-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de junho de 2011
Vigência (Término): 15 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Martha Marandino
Pesquisador Anfitrião: Colette Dufresne-Tassé
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Montréal, Canadá  
Assunto(s):Museus   Educação em museus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biodiversidade e museus | Educação em Museus | ensino-aprendizagem em museus | Educação e Museus

Resumo

Este projeto tem por finalidade estudar a concepção de biodiversidade proposta pelos museus de ciências em suas exposições por meio de seu discurso expositivo - praxeologia pretendida - e a percepção que o público apreende a partir da visita - praxeologia aprendida. Para tal um de objeto expositivo foi escolhido: os dioramas. Dois são os museus selecionados para a investigação, sendo um no Brasil: o Museu de Zoologia da USP/SP; e um internacional: o Zoologisk Museum/Universidade de Copenhagen/Dinamarca. Os museus foram selecionados tanto pelas características de suas exposições como, no caso internacional, pela relação acadêmica da pesquisadora proponente com o grupo de pesquisas ligado a Universidade de Copenhagen. Os referenciais teóricos utilizados se fundamentam, por um lado, no conceito de praxeologia, a partir da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard para análise das exposições e, por outro, na idéia de percepção com base na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski, para o estudo do impacto junto aos visitantes. Para o desenvolvimento desta abordagem, será utilizado o método intitulado thinking aloud, usado em pesquisas de educação em museus. Com essa pesquisa pretende-se ampliar a aprofundar os referenciais teóricos adotados, estabelecer parcerias internacionais e contribuir para a melhoria da qualidade das ações educativas dos museus. (AU)

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