Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da imunomodulação induzida pela crotoxina do veneno de Crotalus durissus terrificus em modelo experimental de doença inflamatória intestinal

Processo: 10/05701-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Eliana Faquim de Lima Mauro
Beneficiário:Caroline de Souza Almeida
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunorregulação   Doenças inflamatórias intestinais   Interleucina-10   Imunomodulação   Crotoxina

Resumo

Mecanismos de tolerância imunológica estão relacionados à proteção das mucosas contra antígenos ou patógenos provenientes da microbiota intestinal. Quando ocorre falha nessa regulação do sistema imune podem surgir doenças como as inflamações intestinais. Doença de Crohn e colite ulcerativa são os principais exemplos dessas patologias causando sangramento retal, diarréia severa, dores abdominais, febre, fadiga e perda de peso. Na doença de Crohn observa-se resposta imune exacerbada, mediada principalmente por células do tipo Th1 podendo, ainda ter a participação de Th17, enquanto que na colite ulcerativa há o predomínio de células Th2. No entanto, os fatores envolvidos no desencadeamento dessas inflamações na mucosa intestinal ainda não estão claramente estabelecidos. Modelos experimentais de indução de inflamação intestinal por meio de agentes químicos, como o ácido trinitrobenzeno sulfônico (TNBS) são, portanto, extremamente úteis para o entendimento dessas doenças, bem como para a busca de terapias que sejam eficazes no controle dessas reações. A crotoxina (CTX) é o principal componente do veneno da cascavel Crotalus durissus terrificus e, dentre as suas atividades biológicas, pode-se destacar seu efeito imunossupressor. Estudos realizados em nosso laboratório permitiram observar que esta toxina é capaz de inibir a resposta celular e humoral e ainda, que a IL-10 está envolvida neste processo. De acordo com essas informações, o objetivo deste projeto é avaliar o efeito da crotoxina no modelo experimental de inflamação intestinal aguda e crônica induzida por TNBS em camundongos. Sendo assim, observamos em experimentos preliminares que a administração da crotoxina após a indução de inflamação intestinal aguda foi capaz de inibir a perda de peso e a diarréia nos animais estudados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, CAROLINE DE SOUZA; ANDRADE-OLIVEIRA, VINICIUS; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; JACYSYN, JACQUELINE F.; FAQUIM-MAURO, ELIANA L. Crotoxin from Crotalus durissus terrificus Is Able to Down-Modulate the Acute Intestinal Inflammation in Mice. PLoS One, v. 10, n. 4 APR 8 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.