Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogeografia de Araneus guttatus (Arachnida: Araneae)

Processo: 10/50624-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Vera Nisaka Solferini
Beneficiário:Elen Arroyo Peres
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Araneae   Características da população   Filogeografia

Resumo

Muitas hipóteses já foram propostas para o surgimento da enorme biodiversidade observada em regiões neotropicais, sendo a teoria de refúgios uma das mais discutidas até hoje. A América do Sul representa uma região interessante para esses estudos, uma vez que é composta por dois grandes biomas de florestas densas (Amazônia e Mata Atlântica) separados atualmente por uma faixa de vegetação aberta. Estudos geomorfológicos e paleopalinológicos sugerem que os dois biomas já foram unidos, separando-se por conseqüência das mudanças climáticas no Pleistoceno. Recentemente, trabalhos envolvendo filo geografia têm corroborado essa hipótese, embora esses estudos ainda sejam escassos no Brasil e poucos táxons tenham sido investigados até o presente. As aranhas (Arachnida: Araneae) têm sido foco desses estudos em várias regiões do mundo, mas nunca nos neotrópicos. Araneus venatrix (Araneidae) representa um bom modelo de estudo, já que sua distribuição restringe-se à Amazônia e Mata Atlântica, com ausência de espécimes na região central do Brasil. Este trabalho propõe o estudo dos padrões filogeográficos e estrutura populacional de A. venatrix, através de seqüenciamento da região do gene Citocromo Oxidase I (COI) do mtDNA e amplificação de microssatélites. Os objetivos do estudo são relacionar a variabilidade e estruturação a características da espécie e do ambiente, além de discutir os prováveis processos evolutivos responsáveis pela distribuição geográfica dessas aranhas, discutindo os efeitos das mudanças climáticas do Pleistoceno sobre as populações dessa espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, ELEN A.; SILVA, MARCIO J.; SOLFERINI, VERA N. Phylogeography of the spider Araneus venatrix (Araneidae) suggests past connections between Amazon and Atlantic rainforests. Biological Journal of the Linnean Society, v. 121, n. 4, p. 771-785, AUG 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.