Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de materiais absorvedores de micro-ondas à base de compósitos condutivos de negro de fumo e nanotubos de carbono impregnados com POMA

Processo: 10/09527-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Mirabel Cerqueira Rezende
Beneficiário:Simone de Souza Pinto
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Polímeros condutores   Desenvolvimento de novos materiais   Micro-ondas

Resumo

Esta proposta de projeto de pesquisa visa o estudo do processamento de materiais absorvedores de radiação eletromagnética, denominados de MARE, pelo uso de compósitos condutivos à base de materiais carbonosos, como negro de fumo com diferentes condutividades elétricas e nanotubos de carbono de paredes simples e múltiplas, impregnados in situ com o polímero condutor poli(o-metoxianilina) (POMA). Este tema é inovador no processamento de absorvedores de micro-ondas do tipo dielétrico e contribuirá para consolidar, ao nível nacional, a obtenção de MARE com partículas de carbono nanométricas. Este estudo busca também contribuir com o processamento de absorvedores menos espessos e mais leves. Um trabalho inicial já foi realizado com o apoio da FAPESP, ao nível de mestrado, com a obtenção de compósitos condutivos com um tipo de negro de fumo impregnado com POMA, onde se constatou as vantagens da utilização dessa técnica de preparação de centros absorvedores de micro-ondas. Nesse sentido, a presente proposta de projeto visa ampliar este estudo pela obtenção de compósitos condutivos sobre diferentes substratos carbonosos, incluindo negro de fumo com diferentes condutividades elétricas e nanotubos de carbono com paredes simples e múltiplas. Os materiais a ser obtidos serão caracterizados por análises de espectroscopias de infravermelho com transformada de Fourier e Raman, calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria e medidas de resistividade elétrica, permissividade elétrica e refletividade (atenuação da radiação incidente) na faixa de 8 a 12 GHz.

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, SIMONE SOUZA; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Performance Prediction of Microwave Absorbers Based on POMA/Carbon Black Composites in the Frequency Range of 8.2 to 20 GHz. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT, v. 10, 2018. Citações Web of Science: 0.
SIMONE SOUZA PINTO; MIRABEL CERQUEIRA REZENDE. Performance Prediction of Microwave Absorbers Based on POMA/Carbon Black Composites in the Frequency Range of 8.2 to 20 GHz. J. Aerosp. Technol. Manag., v. 10, p. -, 2018.
PINTO, SIMONE DE SOUZA; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Morphological, Electromagnetic, and Absorbing Properties of POMA and PAni/Carbon Black Composites. JOURNAL OF ELECTRONIC MATERIALS, v. 46, n. 8, p. 4939-4947, AUG 2017. Citações Web of Science: 3.
PINTO, SIMONE DE SOUZA; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Electromagnetic, Morphological, and Electrical Characterization of POMA/Carbon Nanotubes-Based Composites. Journal of Nanomaterials, 2017. Citações Web of Science: 1.
SIMONE DE S. PINTO; MIRABEL C. REZENDE. Estudo da aplicação da poli(o-metoxianilina) e de seus compósitos com negro de fumo no processamento de absorvedores de micro-ondas. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 22, n. 4, p. 325-331, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.