Busca avançada
Ano de início
Entree

"envolvimento dos genes QseC e SDIA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica"

Processo: 10/13782-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcelo Palma Sircili
Beneficiário:Hebert Fabricio Culler
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Percepção de Quorum   Escherichia coli enteropatogênica atípica

Resumo

Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é um dos agentes etiológicos de diarréia persistente em crianças. Amostras de EPEC atípicas (aEPEC) não transportam o plasmídio EAF (EPEC adherence factor) e ultimamente tornaram-se os agentes bacterianos mais comuns em nosso meio, como causa de diarréia. A adesão em células epiteliais formando microcolônias é uma característica marcante de EPEC, possibilitando a formação de biofilme. Estes são associados à persistência bacteriana e a resistência a antimicrobianos. EPEC atípicas de diversos padrões de adesão formam biofilmes em superfícies abióticas e em superfícies celulares pré-fixadas por períodos de até 18 dias de incubação. Sabe-se que muitos mecanismos em E. coli, dentre eles alguns patogênicos, são controlados por sistema de quorum sensing e que as aEPEC possuem genes responsáveis por esse sistema. O objetivo deste estudo é verificar a relação dos genes qseC e sdiA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica. A formação de biofilme dos mutantes em qseC e sdiA e amostra selvagem será avaliada em superfícies abióticas e celulares, além da utilização de meios pré condicionados para verificação da participação de quorum sensing. As amostras serão avaliadas em sistema de câmara de fluxo contínuo e em condições estáticas por períodos de 24 horas a 15 dias e analisadas através de microscópio confocal de fluorescência a laser.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CULLER, HEBERT F.; COUTO, SAMUEL C. F.; HIGA, JULIANA S.; RUIZ, RENATO M.; YANG, MIN J.; BUERIS, VANESSA; FRANZOLIN, MARCIA R.; SIRCILI, MARCELO P. Role of SdiA on Biofilm Formation by Atypical Enteropathogenic Escherichia coli. GENES, v. 9, n. 5 MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CULLER, Hebert Fabricio. Envolvimento dos genes qseC e sdiA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.