Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de áreas queimadas e modelagem dos fluxos radiativos na amazônia

Processo: 10/17437-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Yosio Edemir Shimabukuro
Beneficiário:Francielle da Silva Cardozo
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Queimada   Amazônia

Resumo

Anualmente as queimadas devastam grandes porções territoriais de florestas, campos e regiões agrícolas, consumindo uma grande quantidade de biomassa e liberando gases do efeito estufa para a atmosfera. Estes fatores influenciam diretamente o clima e o meio ambiente, onde a energia liberada pelo fogo, os gases traços emitidos para a atmosfera, a alteração da reflectância da superfície, assim como as modificações no balanço radiativo da atmosfera e no ciclo hidrológico são os principais fatores modificadores do meio ambiente. Sendo assim, o objetivo deste projeto é originar um inventário de área queimada para a região Amazônica a partir de dados multitemporais do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) e analisar os principais impactos ambientais originados da alteração das características físico-químicas e biológicas da superfície. A partir da assimilação das alterações ocasionadas pelas queimadas no modelo de transferência radiativa na faixa do espectro solar e na faixa do espectro eletromagnético referente ao infravermelho termal acoplado a um modelo atmosférico estatístico-dinâmico, devem-se analisar os principais impactos locais e regionais no clima e na circulação atmosférica ocasionados pela emissão de materiais particulados e gases traços para a atmosfera, assim como, pelas alterações no balanço de radiação e nos fluxos de calor latente e sensível. Desta forma, espera-se obter inventários anuais (2000 a 2012) da área queimada para a região da Floresta Amazônica, assim como, determinar os principais impactos climáticos provenientes das alterações do uso e ocupação da terra ocasionados principalmente pela ação das queimadas antropogênicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, FRANCIELLE DA SILVA; PEREIRA, GABRIEL; SHIMABUKURO, YOSIO EDEMIR; MORAES, ELISABETE CARIA. Analysis and Assessment of the Spatial and Temporal Distribution of Burned Areas in the Amazon Forest. REMOTE SENSING, v. 6, n. 9, p. 8002-8025, SEP 2014. Citações Web of Science: 8.
FRANCIELLE DA SILVA CARDOZO; GABRIEL PEREIRA; YOSIO EDEMIR SHIMABUKURO; ELISABETE CARIA MORAES. Análise das mudanças dos parâmetros físicos da superfície derivados das queimadas no estado de Rondônia. Bol. Ciênc. Geod., v. 20, n. 4, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.