Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de propriedades estatísticas de campo e biestabilidade em processos de transparência eletromagneticamente induzida em cavidades ópticas

Processo: 10/17609-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Celso Jorge Villas-Bôas
Beneficiário:James Alves de Souza
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica quântica   Sistemas quânticos abertos   Informação quântica

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe a investigação do fenômeno da transparência eletromagneticamente induzida (em inglês "Electromagnetically Induced Transparency - EIT") com um número definido de átomos assim como suas aplicações em processos de armazenamento de informação quântica em cavidades ópticas. Resolvendo um sistema de N átomos de três níveis interagindo com o modo da cavidade, em configuração de EIT para um regime de parâmetros específicos, espera-se mostrar a transição do modelo quântico para o semi-clássico pelo aumento do número de átomos do sistema, esperando assim contribuir para um entendimento mais preciso da EIT em cavidades ópticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, J. A.; FIGUEROA, E.; CHIBANI, H.; VILLAS-BOAS, C. J.; REMPE, G. Coherent Control of Quantum Fluctuations Using Cavity Electromagnetically Induced Transparency. Physical Review Letters, v. 111, n. 11 SEP 11 2013. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.