Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação de leucina na recuperação estrutural e funcional do músculo esquelético após lesão

Processo: 10/18287-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Elen Haruka Miyabara
Beneficiário:Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração muscular   Lesão muscular   Sistema musculoesquelético

Resumo

O tecido muscular esquelético possui uma notável capacidade de se regenerar frente a uma lesão. Considerando-se que 1) a investigação de possíveis agentes capazes de melhorar a resposta regenerativa do músculo esquelético ainda vem sendo constantemente investigada e que 2) na resposta regenerativa é necessário que ocorra a recuperação da massa muscular e consequente tamanho das fibras musculares previamente lesadas; é possível lançar a hipótese de que o aminoácido leucina poderia melhorar a recuperação da massa muscular durante o processo regenerativo através da indução do aumento de síntese proteica. A leucina é um aminoácido essencial composto por um grupo amino carregado positivamente e um grupo carboxílico carregado negativamente ligado ao mesmo átomo de carbono, o carbono-±, quando em pH fisiológico. O uso da leucina como um agente anabólico tem sido justificado com base em evidências que mostram a sua habilidade em agir como um regulador da atividade de inúmeras proteínas citoplasmáticas que estão envolvidas com o início da tradução do RNA mensageiro do músculo esquelético e a via de sinalização da insulina. Apesar de se conhecer o papel da leucina como um estimulador da síntese proteica, o efeito desse aminoácido no processo regenerativo ainda não está esclarecido. Dessa forma, este projeto visa investigar o efeito da suplementação de leucina em aspectos macroscópico (peso muscular), histológicos (coloração azul de toluidina, imunomarcação de células satélites em proliferação e fibras musculares em regeneração) e funcionais (contração tetânica máxima) da regeneração do músculo tibial anterior de ratos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, MARCELO G.; SILVA, MEIRICRIS T.; CARLASSARA, EDUARDO O. C.; GONCALVES, DAWIT A.; ABRAHAMSOHN, PAULO A.; KETTELHUT, ISIS C.; MORISCOT, ANSELMO S.; AOKI, MARCELO S.; MIYABARA, ELEN H. Leucine Supplementation Accelerates Connective Tissue Repair of Injured Tibialis Anterior Muscle. NUTRIENTS, v. 6, n. 10, p. 3981-4001, OCT 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.