Busca avançada
Ano de início
Entree

Nem dentro, nem fora: a experiência prisional de estrangeiras na PFC

Processo: 10/18227-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Adriana Gracia Piscitelli
Beneficiário:Bruna Louzada Bumachar
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/21561-5 - Nem dentro nem fora: maternidade na experiência de estrangeiras presas em São Paulo, BE.EP.DD
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)   Estrangeiro   Prisioneiros   Relações mãe-filho   Penitenciária para mulheres   São Paulo (SP)

Resumo

Este projeto está voltado ao aprofundamento de minhas reflexões, iniciadas no mestrado, sobre a experiência prisional intra e extramuros de estrangeiras a partir do tema da maternidade. O universo de pesquisa será integrado tanto por presas estrangeiras que cumprem pena na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), na cidade de São Paulo, quanto por atores intra e extramuros que se relacionam com elas. O principal objetivo é desvelar, a partir de casos de maternidade, a experiência prisional de estrangeiras marcada, de um lado, pelo corte com exterior (no duplo sentido do termo, extramuros e seu país de origem), e, de outro, por uma trama de conexões que lhes garante uma determinada presença no exterior. A metodologia inclui a continuidade das atividades de campo realizadas por meio do ITTC e da Pastoral Carcerária junto às estrangeiras presas na PFC, e sua ampliação para o berçário do Centro Hospitalar da Santa Casa, local onde as que deram à luz durante o cumprimento de pena permanecem com seus filhos até o sexto mês de vida deles. Além disso, serão realizadas entrevistas em profundidade com uma parcela dessas mulheres e análises de cartas e e-mails enviados e recebidos por elas. Por fim, se for conveniente, realizarei traslados de filhos de algumas delas, que estão abrigados em São Paulo, para seu país de origem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUMACHAR, Bruna Louzada. Nem dentro, nem fora : a experiência prisional de estrangeiras em São Paulo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.