Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade do Ambiente Construído e Percepção: influência nas características psico-fisiológicas dos usuários

Processo: 10/18381-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Silvia Aparecida Mikami Goncalves Pina
Beneficiário:Ellen Priscila Nunes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção ambiental

Resumo

A qualidade do ambiente construído envolve diversas características espaciais que afetam a percepção e o comportamento de seus usuários. Fatores como ventilação, temperatura, iluminação, forma, volume e condições de uso devem ser trabalhados corretamente de maneira a propiciar ambientes mais adequados que levem a uma qualidade de vida desejável. Como a percepção ambiental é derivada do processamento do estímulo sensorial, é hipótese desta pesquisa que o ritmo biológico e o estado psicológico dos usuários são diretamente influenciados pelas variáveis espaciais. Assim, o objetivo é estudar e compreender a relação do ambiente com a percepção dos residentes médicos no espaço hospitalar por meio da análise de variáveis fisiológicas e psicológicas, devido à associação entre as condições do ambiente de trabalho, eficiência profissional e qualidade de vida pessoal. Serão feitas avaliações sobre as variáveis do ambiente: i. quantitativa aferindo a temperatura, iluminação, umidade relativa, velocidade do ar e aspectos físicos; e ii. qualitativa com questionários de percepção visual, térmica, acústica e de uso do espaço. Sobre os aspectos psico-fisiológicos dos residentes médicos serão avaliados: i. variável emocional com instrumentais validados para delimitação da ansiedade, depressão e estresse no ambiente de trabalho e ii. variável hormonal mediante coleta salivar e uso do Teste ELISA. A pesquisa é de caráter exploratório e transversal/prospectiva devido às variáveis de desfecho observadas e segue o delineamento da pesquisa experimental. O estudo será realizado no Setor da Imaginologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Espera-se estabelecer uma coleção de dados sobre a influência do ambiente e de sua percepção nas características psico-fisiológicas dos ocupantes, indicando os limites a serem observados para a garantia de diagnósticos corretos e da qualidade de vida dos usuários. Deve ainda permitir o desenvolvimento de recomendações para a qualidade do ambiente construído hospitalar.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Ellen Priscila Nunes de. Qualidade e percepção do ambiente construído : influência nas características psicofisiológicas dos usuários. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.