Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento sócio-econômico, infraestrutura de tranportes e inovação: um estudo econométrico espacial dos efeitos de spillover nos estados brasileiros

Processo: 10/18837-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia Econômica
Pesquisador responsável:Daisy Aparecida Do Nascimento Rebelatto
Beneficiário:Herick Fernando Moralles
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão econômica   Infraestrutura de transportes   Inovação   Crescimento econômico

Resumo

Ao longo das últimas décadas, um número cada vez maior de pesquisadores tem argumentado que simples índices como crescimento do PIB ou exportações são insuficientes para descrever o bem estar da população de um país. Contudo, a pesar de estudos recentes adicionarem variáveis como desigualdade de renda, infraestrutura e inovação tecnológica às análises, a maioria dos autores falham na consideração de aspectos espaciais, tais quais os efeitos de vizinhança para estratégias governamentais de infraestrutura e desenvolvimento sócio-econômico. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a relação entre crescimento econômico, aporte de capital público em infraestrutura de transporte, gastos em inovação tecnológica, e desenvolvimento sócio-econômico nos estados federativos brasileiros e seus efeitos de spillover (difusão), por meio de técnicas de econometria espacial. Tal ferramenta irá possibilitar o cômputo dos efeitos de spillover, bem como contribuir para a recente discussão sobre desenvolvimento sócio-econômico e suas relações espaciais em um contexto brasileiro, possibilitando também uma maior qualidade no planejamento de investimentos públicos em infraestruturas (aporte de capital) e inovação tecnológica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORALLES, HERICK FERNANDO; COSTA SILVEIRA, NAIJELA JANAINA; DO NASCIMENTO REBELATTO, DAISY APARECIDA. Spatial spillovers of innovation and transport in Brazil. AREA DEVELOPMENT AND POLICY, v. 4, n. 4, p. 383-399, OCT 2 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.