Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo metaloproteômico de cálcio e manganês ligados a proteínas de plasma sanguíneo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 10/19143-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Amanda Ungari Machado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação síncrotron   Eletroforese em gel bidimensional   Eletroforese

Resumo

A proposta de trabalho dará continuidade ao projeto FAPESP 09/511565,desenvolvido pela aluna, no qual os objetivos eram a otimização de métodos eletroforéticosem 2D para fracionamento protéicos de amostras de plasma sanguíneo de tilápia do Nilo eo mapeamento por SRXRFdos spots protéicos para identificação qualitativa de íons cálcioe manganês. Nesta etapa do trabalho de pesquisa a aluna irá proceder a extração dos íonscálcio e manganês dos spots protéicos para quantificação por espectrometria de absorçãoatômica em chama e/ou forno de grafite FAAS/GFAAS. A quantificação do cálcio emanganês nos spots protéicos permitirá a estimativa do número de átomos desses elementospor molécula de proteína. E na etapa final da proposta de trabalho, será feita a digestãotríptica dos spots protéicos nos quais foram identificados e quantificados a presença decálcio e manganês, utilizando kit específico, para a caracterização das proteínas porEspectrometria de massas por tempo de vôo acoplada à ionização dessortiva de matrizassistida por laser (MALDITOFMS).A proposta de trabalho possibilitará a identificação e caracterização dasmetaloproteínas de cálcio e manganês nas amostras de plasma sanguíneo de tilápia do Niloe poderá trazer informações importantes para área de fisiologia e genética de peixes emrelação ao estudo metaloproteômico dessa espécie.