Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação físico-química e mecânica de cimentos endodônticos à base de agregado trióxido mineral em comparação ao AH Plus e Sealapex

Processo: 10/17976-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Mario Tanomaru Filho
Beneficiário:Raqueli Viapiana
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/11035-7 - Análise química microestrutural e capacidade de selamento de cimentos endodônticos à base de MTA em diferentes condições de umidade, BE.EP.DR
Assunto(s):Propriedades físico-químicas   Cimentos endodônticos   Agregado trióxido mineral

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar o tempo de presa, a resistência a compressão, o escoamento, a espessura de filme, a radiopacidade, a solubilidade, o pH e a liberação de íons Ca++ dos cimentos MTA Fillapex, Sealapex e AH Plus e duas formulações experimentais de cimentos à base de MTA com diferentes radiopacificadores (Óxido de zircônia e óxido de nióbio na forma micro e nano particulada). Cinco corpos de prova serão confeccionados com dimensões padronizadas para análise do tempo de presa, da resistência à compressão, da radiopacidade, da solubilidade, do pH e liberação de íons cálcio. Para avaliar o tempo de presa, os moldes serão preenchidos com cimento e decorridos 150 s, os mesmos serão testados com agulha Gillmore. Na resistência à compressão, cilíndros dos cimentos serão submetidos à fratura na máquina EMIC DL, após 24 horas e 21 dias. O teste de escoamento será baseado na norma ISO 6876, com variação na forma de mensuração dos espécimes e o teste da espessura de filme será verificado por meio da diferença de espessura de duas placas de vidro com o material interposto entre elas. Na análise da solubilidade, será determinada a perda percentual de massa após 28 dias. O pH e a liberação de íons Ca2+ serão realizados utilizando pHmetro digital e espectrometria de absorção atômica nos períodos experimentais de 1, 7, 14, 21 e 28 dias após a imersão dos corpos de prova em água destilada. No teste de radiopacidade os corpos de prova serão radiografados e comparado com a escala de alumínio de diferentes espessuras. A adesividade dos cimentos à dentina será realizada por meio de teste de push-out. Por fim, a composição inorgânica será realizada por meio de difratometria de raio-x e a presença de formaldeído será verifica por meio da cromomatografia. Os dados obtidos serão submetidos á análise estatística pelo teste de Análise de Variância e teste de Tukey, com intervalo de confiança de 95%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIAPIANA, R.; FLUMIGNAN, D. L.; GUERREIRO-TANOMARU, J. M.; CAMILLERI, J.; TANOMARU-FILHO, M. Physicochemical and mechanical properties of zirconium oxide and niobium oxide modified Portland cement-based experimental endodontic sealers. International Endodontic Journal, v. 47, n. 5, p. 437-448, MAY 2014. Citações Web of Science: 30.
VIAPIANA, RAQUELI; GUERREIRO-TANOMARU, JULIANE MARIA; TANOMARU-FILHO, MARIO; CAMILLERI, JOSETTE. Investigation of the Effect of Sealer Use on the Heat Generated at the External Root Surface during Root Canal Obturation Using Warm Vertical Compaction Technique with System B Heat Source. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 40, n. 4, p. 555-561, APR 2014. Citações Web of Science: 13.
VIAPIANA, RAQUELI; GUERREIRO-TANOMARU, J.; TANOMARU-FILHO, M.; CAMILLERI, J. Interface of dentine to root canal sealers. Journal of Dentistry, v. 42, n. 3, p. 336-350, MAR 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.