Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de álcool e outras drogas entre jovens órfãos cujos pais morreram de AIDS na cidade de São Paulo

Processo: 10/10157-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Ana Cláudia Wendt dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Sistemas de apoio psicossocial   Apoio social   Prevenção do abuso de drogas   Prevenção do alcoolismo   Família   Adolescentes   Redes sociais (grupos sociais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abuso de drogas | adolescente | Apoio social | consumo de álcool | familia | redes sociais | Saúde Pública

Resumo

O presente estudo compõe um seguimento da pesquisa intitulada "Estigma e Discriminação Relacionados ao HIV/AIDS: Impactos da Epidemia em Crianças e Jovens na Cidade de São Paulo" (FAPESP 03/10883-5), e almeja investigar o uso abusivo de álcool e outras drogas nos domicílios onde hoje vivem jovens cujos pais (um ou ambos) morreram de Aids. O estudo será de natureza exploratório-descritiva e adotará a metodologia qualitativa. Os participantes serão jovens de idade entre 15 a 24 anos e de ambos os sexos, cujas famílias são residentes nas Zonas Noroeste e Oeste que tenham sido visitadas e participado da pesquisa anterior. A coleta de dados será realizada através da observação do contexto domiciliar com registro em diário de campo; entrevistas com base em questionários, e entrevistas semi-estruturadas, que subsidiarão a construção de um Mapa de Redes dos entrevistados, entre outras informações. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a Análise Temática de Conteúdo e a interpretação será no quadro de Vulnerabilidade e Direitos Humanos, e se fará uso do software Atlas/ti 5.0 para auxiliar na categorização dos relatos obtidos a partir das entrevistas. Sendo a família, hoje, objeto dos mais variados esforços, em termos de políticas públicas e de novos arranjos tecnológicos no campo da saúde, assim como da produção científica nesta área, este estudo se justifica na medida em que pretende contribuir de modo relevante para o planejamento da atenção psicossocial às famílias, com o intuito de sustentar ações de cuidado integral e prevenção de uso abusivos de álcool e outras drogas de famílias e jovens mais vulneráveis a esse agravo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ana Cláudia Wendt dos. Uso de álcool e outras drogas entre jovens órfãos cujos pais morreram de Aids na cidade de São Paulo. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.