Busca avançada
Ano de início
Entree

Validade relativa de uma escala de oito itens alimentares para medir frequência de ingestão de sacarose

Processo: 10/19599-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Paulo Frazão S Pedro
Beneficiário:Regiane Cristina Do Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Açúcar   Inquéritos e questionários   Saúde pública   Estudos de validação   Sacarose

Resumo

Apesar do declínio da cárie dental ser observado em países desenvolvidos e em desenvolvimento, esta doença mostra-se ainda prevalente, sendo esta atribuída por muitos autores a dieta, entre os quais a frequência de ingestão de açúcar (sacarose). O Questionário de Frequência Alimentar (QFA) é reconhecido como uma ferramenta útil em estudos epidemiológicos, por ser prático, informativo, acessível financeiramente e eficiente, substituindo a medição da ingestão alimentar de um ou vários dias pela informação global da ingestão relacionada a um período de tempo. Todavia, para assegurar a confiabilidade e precisão dos dados obtidos por meio desses questionários é essencial que os instrumentos sejam cuidadosamente planejados e testados a fim de estimar eventuais erros de medição, principal fonte de viés em estudos epidemiológicos.Assim será conduzido um estudo observacional. Uma amostra intencional será composta de adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos de idade em 2011, residentes no município de Piracicaba, de acordo com a distribuição do consumo de sacarose. Os sujeitos serão identificados conforme os tercis de ingestão de sacarose e os mesmos responderão a três recordatórios de dieta (24 horas) e a um questionário sobre a frequência e ingestão de 8 itens alimentares ao quanto a presença de sacarose . Será ainda coletado biofilme dental para análise de cálcio, fósforo inorgânico, flúor, polissacarídeos extracelulares insolúveis e saliva dos voluntários para análise da sacarase salivar, os quais expressam indicadores bioquímicos que podem operar como método de referência para investigar os resultados da ingestão de açúcar (sacarose) alimentar obtida pela observação indireta. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo aferir a validade relativa de uma escala de oito itens alimentares para medir frequência de ingestão de sacarose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO AMARAL, REGIANE CRISTINA; SCABAR, LUIZ FELIPE; SLATER, BETZABETH; FRAZAO, PAULO. Estimates of self-reported dietary behavior related to oral health among adolescents according to the type of food. Journal of Applied Oral Science, v. 22, n. 5, p. 416-425, SEP-OCT 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.