Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica do complexo Caryothraustes canadensis (Passeriformes: Cardinalidae)

Processo: 10/19876-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Vinicius Rodrigues Tonetti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Passeriformes   Ornitologia   Zoologia (classificação)

Resumo

Caryothraustes canadensis é um representante muito característico da família Cardinalidae, conhecido popularmente como Furriel ou Canário-do-mato. Sua distribuição é disjunta, sendo encontrado em algumas regiões da Mata Atlântica, incluindo o "Centro Pernambuco" de endemismo, e na Amazônia. Atualmente, o complexo Caryothraustes canadensis possui três subespécies e reconhece-se a necessidade de estudos taxonômicos visando testar a validade dos táxons que o compõem. A própria família Cardinalidae possui um histórico taxonômico confuso, sendo tratada como subfamília dentro de Emberizidae e Fringillidae, assim como outras espécies que já fizeram parte do gênero Caryothraustes. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo estudar e documentar a variação morfológica, morfométrica e vocal do complexo Caryothraustes canadensis, revisando sua taxonomia uma vez que há necessidade de serem conduzidos estudos que testem a validade dos táxons deste complexo, além de se conhecer melhor a sua distribuição geográfica. Este projeto enquadra-se dentro do projeto "Aves do centro de endemismo Pernambuco: taxonomia e conservação", desenvolvido pelo orientador do proponente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONETTI, VINICIUS RODRIGUES; BOCALINI, FERNANDA; SILVEIRA, LUIS FABIO; DEL-RIO, GLAUCIA. Taxonomy and molecular systematics of the Yellow-green Grosbeak Caryothraustes canadensis (Passeriformes: Cardinalidae). REVISTA BRASILEIRA DE ORNITOLOGIA, v. 25, n. 3, p. 176-189, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.