Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de um questionário para o diagnóstico de disfunção temporomandibular e caracterização epidemiológica em uma amostra populacional de adolescentes

Processo: 10/20445-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cinara Maria Camparis
Beneficiário:Ana Lúcia Franco Micheloni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Epidemiologia   Estudos de validação   Dor facial

Resumo

Disfunção temporomandibular (DTM), segundo a American Academy of Orofacial Pain (AAOP), é um termo para os problemas clínicos que envolvem a musculatura da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e as estruturas associadas. O entendimento da prevalência, etiologia, progressão natural e tratamento das DTM depende da existência de critérios diagnósticos confiáveis e válidos. Para isso, alguns instrumentos foram propostos na literatura, entretanto ainda não existe um consenso. Objetivo: Determinar um questionário viável para a realização de estudos epidemiológicos no Brasil além da obtenção de uma caracterização epidemiológica de uma amostra representativa dos adolescentes de 12 a 14 anos da cidade de Araraquara-SP. Material e Método: Estudar a razão de validade de conteúdo (RVC), o índice de compreensão e a reprodutibilidade das questões propostas pela AAOP, compararemos seus resultados àqueles obtidos por meio da aplicação do Eixo I do RDC/TMD em 1257 adolescentes, que serão avaliados nas escolas públicas (municipais e estaduais) deste municipio. Em seguida, propomos validar as questões por meio de testes diagnósticos de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia. Ao final do estudo, pretendemos obter também uma caracterização epidemiológica da amostra representativa dos adolescentes de 12 a 14 anos da cidade de Araraquara, quanto à presença e ao tipo mais comum de DTM que acomete essa população. Para a análise dos dados populacionais, realizaremos estatística descritiva. Para as associações de interesse utilizaremos o teste do qui-quadrado, adotando nível de significância de 5% (p<0,05). Para as variáveis quantitativas os testes estatísticos serão definidos após verificados os padrões de distribuição (normal e não normal).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO-MICHELONI, ANA LUCIA; FERNANDES, GIOVANA; DE GODOI GONCALVES, DANIELA APARECIDA; CAMPARIS, CINARA MARIA. Temporomandibular Disorders in a Young Adolescent Brazilian Population: Epidemiologic Characterization and Associated Factors. JOURNAL OF ORAL & FACIAL PAIN AND HEADACHE, v. 29, n. 3, p. 242-249, SUM 2015. Citações Web of Science: 17.
FRANCO-MICHELONI, ANA LUCIA; FERNANDES, GIOVANA; DE GODOI GONCALVES, DANIELA APARECIDA; CAMPARIS, CINARA MARIA. Temporomandibular disorders among Brazilian adolescents: reliability and validity of a screening questionnaire. Journal of Applied Oral Science, v. 22, n. 4, p. 314-322, JUL-AUG 2014. Citações Web of Science: 11.
FRANCO, ANA L.; FERNANDES, GIOVANA; GONCALVES, DANIELA A. G.; BONAFE, FERNANDA S. S.; CAMPARIS, CINARA M. Headache Associated With Temporomandibular Disorders Among Young Brazilian Adolescents. CLINICAL JOURNAL OF PAIN, v. 30, n. 4, p. 340-345, APR 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MICHELONI, Ana Lúcia Franco. Disfunção temporomandibular em adolescentes : confiabilidade e validade de um questionario para pesquisa populacional, caracterização epidemiológica de uma amostra e estudo de potenciais fatores de risco. 2013. 159 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.