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Análise da inserção de um artefato tecnológico, célula solar, para alunos de licenciatura em química

Processo: 11/00134-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Aguinaldo Robinson de Souza
Beneficiário:Luciana Daniele Trino Albano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Células solares   Estudos interdisciplinares   Pesquisa qualitativa   Ensino de química

Resumo

Iremos desenvolver um estudo sobre a inserção de um objeto tecnológico, para alunos de Licenciatura em Química da UNESP de Bauru, através de uma análise qualitativa que busque identificar os saberes necessários para a construção e explicação para o funcionamento de uma célula solar, relacionando-os aos conteúdos das disciplinas do curso; e também, a partir da elaboração de uma disciplina optativa que promova a interdisciplinaridade entre o ensino e os seus apectos tecnológicos. A montagem da célula solar nanocristalina, bem como a compreensão de seu funcionamento, requer conhecimentos nas áreas de física, química e biologia, o que torna a célula um objeto tecnológico interdisciplinar. Assim, o artefato tecnológico será utilizado como situação desencadeadora de um processo de aprendizagem fazendo uso do conhecimento científico como ferramenta de compreensão do seu funcionamento, de modo que será possível identificar relações com fenômenos naturais, possíveis impactos sociais e ambientais causados pelo seu uso e seu processo produtivo. A pesquisa qualitativa será empregada como norteadora do processo de investigação para identificar e analisar os conceitos de interesse dos sujeitos de pesquisa (cinco alunos do oitavo termo do curso de Licenciatura em Química da Unesp de Bauru) antes e após o contato com a célula solar. Esta será realizada tendo como referência a Análise do Discurso utilizando questionários, textos, relatórios de atividades e diálogos que possibilitem uma compreensão mais significativa do fenômeno investigado, bem como a intencionalidade das ações desenvolvidas. A proposição da disciplina optativa estará baseada na interpretação e análise dos dados obtidos, identificando as dificuldades dos alunos e buscando sua inclusão na ementa do curso de forma que esta esteja vinculada a outras disciplinas que abordam conteúdos semelhantes.

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