Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência agronômica de fertilizantes nitrogenados na cultura de milho em sistema de plantio direto

Processo: 09/12263-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Godofredo Cesar Vitti
Beneficiário:Letícia de Abreu Faria
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sulfato de amônio   Volatilização

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores de milho, e apesar dos inúmeros benefícios relacionados a práticas conservacionistas e de fertilidade do solo em clima tropical proporcionados pelo predominante manejo em sistema de plantio direto é sabido, que a manutenção da camada de palha na superfície do solo tem relação direta com as perdas de N-NH3 na adubação em cobertura, principalmente quando é utilizada a uréia como fonte nitrogenada. A uréia é a fonte de N mais utilizada, porém tem sérios problemas por apresentar elevados índices de perda de N por volatilização de amônia. A busca por aperfeiçoamento nas atividades corretivas e de adubação do milho tem como objetivo altas produtividades e, preferencialmente de maneira mais econômica. O objetivo do projeto será avaliar a eficiência agronômica da uréia revestida com sulfato de cobre e ácido bórico e do uso da zeólita, além das misturas de uréia + sulfato de amônio e uréia revestida + sulfato de amônio comparadas às fontes tradicionais na adubação de milho em cobertura sob sistema de plantio direto, em que serão avaliadas as perdas de N por volatilização de amônia, as influencias na fertilidade do solo, o comportamento do N (NH4, NO3 e N orgânico) no solo e os parâmetros de produtividade e qualidade da cultura. O projeto constará da realzação de três experimentos: Experimento 1 - constará da aplicação das fontes na cultura de milho em sistema de plantio direto e das avaliações pertinentes em dois anos experimentais; Experimento 2 - deverá ser realizado com o intuito de calibrar a metodologia de avaliação de perdas de N-NH3 e Experimento 3 - que determinará a influencia das fontes no comportamento do N orgânico do solo por meio de incubação com N15.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Letícia de Abreu. Dinâmica do nitrogênio proveniente de ureia combinada a tecnologias redutoras de volatilização. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.