Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e estudo de matrizes amorfas bio/hemocompatíveis e bactericidas, incorporadas de 124Xe, depositadas por processos livre de bombeamento de vácuo, com potencial aplicação na área de radiofármacos (braquiterapia) e outras áreas biomédicas

Processo: 10/51246-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Francisco das Chagas Marques
Beneficiário:Gustavo Alexandre Viana
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Braquiterapia   Filmes finos   Xenônio   Carbono amorfo

Resumo

Nesse projeto de auxilio de bolsa Pós-Doutorado (PD) é elaborado um plano de trabalho para o desenvolvimento e análises de matrizes amorfas, baseadas em carbono, bio e hemocompatíveis (bio/hemocompatíveis), incorporadas de gases raros, com especial destaque ao xenônio e seu isótopo 124Xe, em suas estruturas, e depositadas por meio de técnicas à plasma livre de bombeamento de vácuo no decorrer do processo. A especial atenção dada ao 124Xe deve-se a sua capacidade de transmutação para 1251, via bombardeamento por nêutrons térmicos, largamente utilizado em terapias locais de câncer, denominadas braquiterapia. Mesmo sendo um gás muito caro (124Xe), a enorme economia de gases que se faz presente ao adotarmos deposições livre de bombeamento de vácuo, faz possível a confecção de várias amostras, demandando baixíssima quantias do gás (ou gases) utilizado em tais processos. Também propomos nesse projeto, a confecção de filmes amorfos de carbono, com nano partículas de prata em sua superfície (filmes carbometálicos), depositados pela técnica de cosputtering livre de bombeamento de vácuo, para estudos dos efeitos bactericidas, induzidos pela prata, em tais amostras; visando com isso, a associação dos efeitos bio/hemocompatível do carbono, aos bactericidas da prata. Por fim, propomos o desenvolvimento de um protótipo de agulha, ou semente, para braquiterapia baseada em filmes de carbono implantados de 124Xe, como alternativa às tradicionais agulhas baseadas em cerâmica e titânio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, G. A.; MARQUES, F. C. Raman and thermal desorption spectroscopy analyses of amorphous graphite-like carbon films with incorporated xenon. VACUUM, v. 112, p. 17-24, FEB 2015. Citações Web of Science: 7.
MOTTA, EDISON F.; VIANA, GUSTAVO A.; SILVA, DOUGLAS S.; CORTES, ANDRESA D. S.; FREIRE, JR., FERNANDO L.; MARQUES, FRANCISCO C. Structural, surface, and thermomechanical properties of intrinsic and argon implanted tetrahedral amorphous carbon. JOURNAL OF VACUUM SCIENCE & TECHNOLOGY A, v. 31, n. 2 MAR 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.