Busca avançada
Ano de início
Entree

Caseína quinase 1 como alvo para o planejamento de fármacos em Mal de Alzheimer

Processo: 10/14929-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva
Beneficiário:Ricardo Pereira Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Desenvolvimento de fármacos   Caseínas

Resumo

A doença de Alzheimer é uma desordem neurodegenerativa progressiva, caracterizada pela acentuada atrofia de neurônios da região do córtex cerebral. Várias quinases, incluindo a Caseína quinase 1(CK1), exercem influência nas conformações das proteínas que levam ao Mal de Alzheimer, dentre elas, B-amilóide e Tau. Dados recentes indicam a presença de isoformas de CK1 em filamentos e lesões granulo vacuolares de cérebros com Alzheimer. A abordagem da CK1 como novo alvo terapêutico é uma alternativa viável e sem os efeitos colaterais presentes nos compostos usuais, onde enzimas-chave envolvidas na produção de B-amilóide (BACE e gama-secretase) são alvos de CK1, e seu bloqueio diminui a produção de B-amilóide sem interferir nos demais processos enzimáticos. Através do estudo da estrutura química dos inibidores de CK1 conhecidos, um padrão farmacofórico pode ser extraído e aplicado na busca de potenciais ligantes que mantenham características farmacofóricas semelhantes, utilizando-se do planejamento racional baseado em estrutura, que é uma metodologia eficiente e menos dispendiosa para o desenvolvimento de novos fármacos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, RICARDO P.; DA SILVA, CARLOS H. T. P. Discovery of potential neurodegenerative inhibitors in Alzheimer's disease by casein kinase 1 structure-based virtual screening. MEDICINAL CHEMISTRY RESEARCH, v. 26, n. 12, p. 3274-3285, DEC 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Ricardo Pereira. Caseína quinase 1 como alvo para o planejamento de fármacos em mal de Alzheimer. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.