Busca avançada
Ano de início
Entree

Inter-relações entre resistência a insulina, disfunção hipotalâmica, hiperatividade simpática e hipertensão arterial induzidas por dieta rica em gordura e sacarose.

Processo: 10/19018-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:William Tadeu Lara Festuccia
Beneficiário:Natália Mauadie Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15354-7 - Envolvimento do tecido adiposo no desenvolvimento da obesidade e patologias associadas: investigação dos mecanismos moleculares e busca de novas alternativas terapêuticas, AP.JP
Assunto(s):Hipertensão

Resumo

A prevalência da obesidade está aumentando drasticamente mundialmente. Esse fato é preocupante, já que o excesso de gordura corporal, principalmente a visceral, está diretamente relacionado com dislipidemias, hipertensão arterial e hiperinsulinemia, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Diversos estudos mostraram uma relação direta entre a obesidade induzida pela ingestão de dieta rica em lipídeos e/ou sacarose com a hiperativação simpática e hipertensão arterial. Os fatores e mecanismos, entretanto, pelos quais o excessivo acúmulo de gordura resulta em hiperativação simpática e hipertensão arterial ainda não foram elucidados. O tecido adiposo produz e secreta diversas substâncias como lipocinas e adipocinas que atuam no sistema nervoso central modulando a atividade neural. O envolvimento destas moléculas no desenvolvimento da hiperativação simpática associada a obesidade ainda não foi caracterizado. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo central avaliar o decurso temporal e possíveis interações entre o desenvolvimento da resistência a insulina e processos inflamatórios de baixa intensidade associados a obesidade e a hiperativação simpática e hipertensão arterial induzidos pela ingestão de dieta rica em gordura e sacarose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAAR, LAIALI J.; COELHO, ALINE; SILVA, NATALIA M.; FESTUCCIA, WILLIAM L.; ANTUNES, VAGNER R. High-fat diet-induced hypertension and autonomic imbalance are associated with an upregulation of CART in the dorsomedial hypothalamus of mice. PHYSIOLOGICAL REPORTS, v. 4, n. 11 JUN 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.