Busca avançada
Ano de início
Entree

Secretoma de células-tronco do tecido adiposo submetidas ao estiramento sob isquemia in vitro: manipulação do microambiente para

Processo: 10/52516-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Juliana Sanajotti Nakamuta
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Há evidências substanciais e crescentes que suportam a hipótese de que a ação parácrina mediada pelos fatores secretados por células-tronco adultas exerce um papel fundamental durante o processo de reparo do coração infartado. Em nosso laboratório temos obtido resultados positivos sobre o remodelamento ventricular e a função cardíaca de ratos infartados com o uso de células-tronco adultas, especialmente as do tecido adiposo (CTTA). Os dados indicaram que tais efeitos estão provavelmente desvinculados da transdiferenciação das células injetadas. Até o momento, os estudos que apresentaram dados a respeito do perfil secretório de células-tronco adultas como as CTTA para correlacioná-los aos efeitos terapêuticos observados no contexto de infarto do miocárdio, não levaram em consideração o papel do microambiente na função secretória das células. Finalmente, considerando o estado da arte das pesquisas com células-tronco adultas em isquemia cardíaca, bem como a atual inserção e papel de nosso laboratório nesse cenário, o presente projeto propõe investigar o secretoma das células-tronco de tecido adiposo de camundongos, submetidas à condição de estiramento sob isquemia in vitro, por meio de técnicas de proteômica, a fim de estudar a interação/comunicação dessas células através de seu produto secretado, com as células do microambiente cardíaco. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARIOLLI, RAFAEL; BASSANEZE, VINICIUS; NAKAMUTA, JULIANA SANAJOTTI; OMAE, SAMANTHA VIEIRA; CRISTINA, LUCIENE; CAMPOS, GASTALHO; KRIEGER, JOSE E. Porcine Adipose Tissue-Derived Mesenchymal Stem Cells Retain Their Proliferative Characteristics, Senescence, Karyotype and Plasticity after Long-Term Cryopreservation. PLoS One, v. 8, n. 7 JUL 9 2013. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.