Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de genótipos de maracujazeiro e viabilidade econômica da exportação do maracujá 'roxinho do KÊNIA' (Passiflora edulis Sims)

Processo: 10/19262-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Aloísio Costa Sampaio
Beneficiário:Ana Karolina da Silva Ripardo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Exportação   Produção   Fruticultura

Resumo

O maracujazeiro tem despertado interesse contínuo dos fruticultores, em face da rápida produção em relação às outras frutíferas e a sua aceitação no mercado, para consumo in natura e industrializado. A fenologia de uma planta é essencial para a adoção das práticas agrícolas adequadas e programação das ações do produtor. O maracujá 'Roxinho do Kênia' tem um excelente potencial de mercado, segundo o produtor Brotto que teve uma demanda no comércio exterior. Uma das hipóteses é que o maracujazeiro 'Roxinho do Kênia' mostrou-se precoce se comparado com as outras espécies de maracujazeiro. Diante do exposto o objetivo deste trabalho será caracterizar a fenologia e biologia floral de sete genótipos de maracujazeiro, e também estudar a viabilidade econômica da exportação 'in natura' do maracujá 'Roxinho do Kênia' para a Europa por frete aéreo. O experimento será conduzido na Fazenda Experimental São Manuel da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, localizada no município de São Manuel - SP. Serão conduzidos quatro experimentos, sendo dois em campo. No primeiro experimento serão caracterizadas as fases fenológicas dos genótipos de maracujazeiro. O delineamento será em blocos casualizados, com plantio de sete cultivares em quatro repetições, e cada parcela constituída de 04 plantas úteis, ou seja, um módulo com 16 plantas, e com uma bordadura externa (área livre de plantas de 5m) entre os módulos. No segundo experimento será avaliado o sistema reprodutivo dos genótipos. O delineamento será em blocos casualizados, com plantio de sete cultivares em quatro repetições, e cada parcela constituída de 04 plantas úteis. O terceiro experimento será avaliado as características físico-química dos frutos e produtividade dos genótipos. O delineamento será em inteiramente cazualizado, constituído de 7 tratamentos (genótipos) e 4 repetições, compostas por 6 frutos. No quarto experimento será feito um estudo sobre a viabilidade econômica da exportação 'in natura' do maracujá 'Roxinho do Kênia', com apoio da Brotto Figs de Valinhos (SP), empresa exportadora de figo 'in natura' por frete aéreo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIPARDO, Ana Karolina da Silva. Avaliação de genótipos de maracujazeiro e viabilidade econômica da cv. Roxinho do Kênia para exportação. 2014. 74 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.