Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade máxima de acúmulo de c em solos cultivados com cana-de-açúcar sob diferentes aportes de resíduos

Processo: 10/16095-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Carolina Braga Brandani
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/22745-2 - Simulação da capacidade máxima de acúmulo de c em solos cultivados com cana-de-açúcar, através da utilização do Century Ecosystem model, BE.EP.DR
Assunto(s):Matéria orgânica   Manejo   Decomposição   Matéria orgânica do solo

Resumo

A franca expansão do setor sucroalcooleiro no país tem gerado grande quantidade de resíduos da colheita da cana-de-açúcar. As taxas de decomposição desses resíduos, ou, o potencial de determinado solo estocar o C proveniente desses, é diretamente dependente do clima, origem do material geológico e práticas de manejo do solo. Considerando que: i) há uma quantidade de C proveniente dos resíduos suficiente para atingir a saturação dos sítios de ligação (estabilização de C) nos solos, ii) solos com elevado teor de argila têm maior capacidade de acumular C, iii) a quantidade acumulada é influenciada por fatores climáticos como temperatura e umidade, pela qualidade e quantidade de resíduos aportados ao solo, torna-se necessária a realização de estudos que visem a determinação do nível de saturação de C em diferentes grupos taxonômicos de solos, no sentido de modelar esta quantidade, determinando a taxa e o tempo que os solos poderiam atuar como "drenos" de C. Com isso, o objetivo deste trabalho será avaliar a capacidade de acúmulo de C proveniente de diferentes resíduos do cultivo de cana-de-açúcar (palha, torta de filtro e vinhaça) em solos de duas regiões climáticas distintas: potencialmente localizadas em Goianésia - GO e na região de Ribeirão Preto - SP. Para isso, serão coletadas amostras de solos indeformadas nas profundidades de 0-10 e 110-120 cm, as quais serão avaliadas quanto à atividade microbiológica do solo (biomassa microbiana, PFLA's, respirometria, quociente metabólico, valor Q10) e quanto à saturação de C nos solos (fracionamento físico da MOS, razão isotópica 13C/12C e proporção do C derivado dos diferentes resíduos aportados ao solo). A partir desses resultados será realizada a estimativa da capacidade máxima teórica de acúmulo de C no solo através das ferramentas Century e EX-ACT.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDANI, CAROLINA B.; ABBRUZZINI, THALITA F.; CONANT, RICHARD T.; CERRI, CARLOS EDUARDO P. Soil organic and organomineral fractions as indicators of the effects of land management in conventional and organic sugar cane systems. SOIL RESEARCH, v. 55, n. 2, p. 145-161, 2017. Citações Web of Science: 5.
BRANDANI, CAROLINA B.; ABBRUZZINI, THALITA F.; WILLIAMS, STEPHEN; EASTER, MARK; PELLEGRINO CERRI, CARLOS E.; PAUSTIAN, KEITH. Simulation of management and soil interactions impacting SOC dynamics in sugarcane using the CENTURY Model. Global Change Biology Bioenergy, v. 7, n. 4, p. 646-657, JUL 2015. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANDANI, Carolina Braga. Capacidade máxima de acúmulo de carbono em solos cultivados com cana-de-açúcar. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.