Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxa de passagem em caprinos na fase de recria submetidos a diferentes níveis nutricionais

Processo: 10/20087-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira
Beneficiário:Rafael Fernandes Leite
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57302-0 - Estudo da taxa de passagem em caprinos, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):13/06259-6 - Desenvolvimento de modelos matemáticos para a estimativa da taxa de passagem em caprinos na fase de recria submetidos a diferentes níveis nutricionais, BE.EP.DR
Assunto(s):Nutrição animal   Alimentação animal   Dieta animal   Comportamento alimentar   Crescimento animal

Resumo

A taxa de passagem diz respeito à proporção da digesta que passará para os próximos compartimentos do trato gastrointestinal em dado período de tempo. Devido à estreita relação entre a taxa de passagem, consumo e digestibilidade dos alimentos, o seu conhecimento torna-se de extrema importância, pois, alterações na mesma irão ter reflexos diretos no padrão de alimentação, nos nutrientes absorvidos e consequentemente na produção animal. Vários fatores podem afetar a taxa de passagem, os quais podem ser classificados como fatores inerentes à dieta e aos animais. Porém, as informações disponíveis são limitadas e pouco conclusivas, existindo uma lacuna no conhecimento sobre a taxa de passagem em caprinos. Sendo assim, objetiva-se avaliar a taxa de passagem de caprinos na fase de recria, submetidos a diferentes níveis nutricionais. Serão utilizados 36 cabritos da raça Saanen sendo 18 machos inteiros e 18 fêmeas na fase de recria, de 15 a 30 kg de peso corporal. Estes animais serão distribuídos aleatoriamente em três níveis nutricionais (0%, 25% e 50% de restrição alimentar). Para a determinação da taxa de passagem será utilizada a técnica de esvaziamento ruminal em animais abatidos. Como indicadores externos serão utilizados o Cr-EDTA para determinação da fase líquida e acetato de itérbio para a fase sólida. E como indicadores internos serão utilizados a FDN e a FDA indigestíveis. Serão realizados ensaios de comportamento ingestivo e digestibilidade com o intuito de relacionar estas variáveis à taxa de passagem. Os dados de taxa de passagem obtidos serão utilizados para a construção do modelo matemático que integrarão as informações de consumo, digestibilidade, comportamento ingestivo e a taxa de passagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, R. F.; KRIZSAN, S. J.; FIGUEIREDO, F. O. M.; CARVALHO, V. B.; TEIXEIRA, I. A. M. A.; HUHTANEN, P. Retention time of digesta in the gastrointestinal tract of growing Saanen goats. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 93, n. 8, p. 3969-3978, AUG 2015. Citações Web of Science: 2.
LEITE, R. F.; KRIZSAN, S. J.; FIGUEIREDO, F. O. M.; CARVALHO, V. B.; TEIXEIRA, I. A. M. A.; HUHTANEN, P. Contribution of different segments of the gastrointestinal tract to digestion in growing Saanen goats. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 93, n. 4, p. 1802-1814, APR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.