Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e localização de ondas de Alfvén excitadas no plasma de um tokamak

Processo: 10/52611-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Artour Grigorievich Elfimov
Beneficiário:Paulo Giovane Paschoali Pereira Puglia
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fusão nuclear   Descarga elétrica   Tokamaks   Plasma (estados da matéria)

Resumo

A física básica de ondas de Alfvén está sendo desenvolvida com grande progresso no tokamak TCABR localizado no departamento de Física de Plasma do IFUSP, onde se está desenvolvendo um projeto de diagnóstico de plasma termonuclear através da excitação e medidas de ondas de Alfvén. Não há possibilidade de controle do fator de segurança e massa efetiva nos tokamaks para reação termonuclear, pois os métodos atuais não funcionam para as condições desse plasma. Sendo assim um método alternativo foi desenvolvido. No TCABR ondas de Alfvén são induzidas por dois módulos de antenas específicas, alimentados por dois tipos de geradores, um gerador potente de campo eletromagnético de radiofrequência de 4-5,5 MHz suporta potência de até 200 kW usado normalmente para aquecimento de plasma, há outro gerador com a possibilidade de realizar varredura de frequência de 500kHz-5MHz, mas possui menor potência usado para objetivos diagnósticos. O objetivo deste trabalho é medir as ondas de Alfvén excitadas por estes geradores com sondas magnéticas e reflectometria, medindo-se as oscilações de densidade com este último. Pretende-se usar o gerador de radiofrequência de alta potência e o gerador novo, de potência baixa com varredura de frequência, para excitar as oscilações de Alfvén em posições diferentes do raio menor do TCABR O tratamento de dados experimentais das oscilações de densidade nas ressonâncias de Alfvén será feito com os dados do refletômetro, que pode realizar tanto medidas de perfil e oscilações de densidade. O sistemas de sondas magnéticas que existe no TCABR para medidas de ondas de Alfvén, que são preparadas para a faixa de frequência selecionada, havendo quatro sondas, podendo medir campo magnético toroidal e poloidal, será usado para se medir o campo magnético do plasma excitado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUGLIA, P. G. P. P.; ELFIMOV, A. G.; RUCHKO, L. F.; GALVAO, R. M. O.; GUIMARAES-FILHO, Z.; RONCHI, G.; TEAM, TCABR. Externally driven global Alfven eigenmodes applied for effective mass number measurement on TCABR. Physics of Plasmas, v. 21, n. 12 DEC 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUGLIA, Paulo Giovane Paschoali Pereira. Identificação e localização de ondas de Alfvén excitadas no plasma de um tokamak. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.