Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da dinâmica caótica do oscilador de Morse forçado

Processo: 10/20683-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Emanuel Fernandes de Lima
Beneficiário:Tárcius Nascimento Ramos
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Dissociação   Teoria de controle

Resumo

Pretendemos investigar o controle da dinâmica do oscilador de Morse forçado clássico. Esse sistema representa uma molécula diatômica heretonuclear sujeita a pulsos de laser. O modelo clássico de Morse apresenta dinâmica caótica associada à anarmonicidade do potencial e ao acoplamento do momento de dipolo permanente da molécula com o campo elétrico do laser. O objetivo será controlar a excitação vibracional e a dissociação otimizando os campos externos dependentes do tempo. A partir da análise dos campos otimizados e da dinâmica do sistema, buscaremos compreender os mecanismos envolvidos no controle da excitação vibracional e da dissociação molecular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, EMANUEL F.; RAMOS, TARCIUS N.; EGYDIO DE CARVALHO, R. Role of the range of the dipole function in the classical dynamics of molecular dissociation. Physical Review E, v. 87, n. 1 JAN 3 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.