Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das características do filme líquido e das gotículas contidas no vapor durante o escoamento anular de refrigerantes halogenados no interior de microcanais

Processo: 10/20690-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Jéssika de Oliveira Alves
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/09459-3 - Determinação de perfis de velocidade durante o escoamento bifásico no interior de macrocanais através de PIV (particle image velocimetry), BE.EP.IC
Assunto(s):Escoamento bifásico   Ebulição convectiva

Resumo

Esta proposta de pesquisa de Iniciação Científica se insere em uma série de projetos envolvendo a investigação do escoamento bifásico e da ebulição convectiva no interior de microcanais (diâmetro equivalente inferior a 3 mm) atualmente em execução pelo Grupo de Transferência de Calor e Massa do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos - USP. De uma maneira geral, o estudo da ebulição convectiva em microcanais tem resultado em modelos e dados experimentais discrepantes quando trabalhos de distintos autores são comparados. No caso de escoamentos anulares, padrão dominante em canais de reduzido diâmetro, a literatura recente indica que tais diferenças podem estar relacionadas às características intermitentes do filme junto à superfície e das gotículas de líquido (entrainement) envolvidas pelo escoamento de vapor, temas pouco estudados até então. Estas características estão intrinsecamente relacionadas aos mecanismos físicos responsáveis pela taxa de transferência de calor, gradiente de pressão, fluxo crítico de calor e instabilidades térmicas. Em linhas gerais, a pesquisa proposta tratará do estudo e caracterização das ondulações presentes no filme líquido e das gotículas contidas no vapor durante o escoamento anular de refrigerantes halogenados no interior de microcanais. Para a investigação, um programa de tratamento de imagens baseado no Labview utilizando ferramentas do NI-Vision será desenvolvido. O programa será utilizado na análise das imagens do escoamento obtidas através de uma câmera de alta velocidade e permitirá levantar resultados para a velocidade e frequência das ondas na superfície do filme e das frentes intermitentes de gotículas de líquido. Através do programa, levantamentos qualitativos da amplitude das ondas e da densidade de gotículas serão também efetuados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEMPERTEGUI-TAPIA, DANIEL; ALVES, JESSIKA DE OLIVEIRA; RIBATSKI, GHERHARDT. Two-Phase Flow Characteristics During Convective Boiling of Halocarbon Refrigerants Inside Horizontal Small-Diameter Tubes. HEAT TRANSFER ENGINEERING, v. 34, n. 13, SI, p. 1073-1087, OCT 21 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.