Bolsa 10/20706-7 - Aves, Escherichia coli patogênica aviária - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de fatores preditores de virulência para aves em cepas de ExPEC isoladas de aves de vida livre.

Processo: 10/20706-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Vania Maria de Carvalho
Beneficiário:Marcos Paulo Vieira Cunha
Instituição Sede: Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Escherichia coli patogênica aviária   Microbiologia   Escherichia coli   Fatores de virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apec | Aves | Escherichia coli | ExPEC | Fatores de virulência | Microbiologia

Resumo

Acredita-se que as selvagens desempenhem importante papel na dispersão de microorganismos patogênicos, dentre os quais as Escherichia coli patogênica para aves (APEC), enterobactérias pertencentes ao grupo das ExPEC (E. coli Patogênica Extra-intestinal). As APEC são importante causa de mortalidade em criatórios comerciais de aves, causando grande impacto econômico devido às perdas na produção mundial de frangos. O diagnóstico de enfermidades infecciosas em aves selvagens é difícil, uma vez que a maioria das alterações clínicas são inespecíficas. Além disto, aves aparentemente saudáveis podem albergar microorganismos patogênicos, facilitando a sobrevivência e disseminação ambiental destes agentes. Considerando que as informações disponíveis sobre a ocorrência de infecções causadas por APECs e correspondentes fatores de virulência em aves selvagens são escassos, o objetivo do presente projeto é investigar a existência de cepas com potencial patogênico isoladas de aves selvagens de vida livre da costa sudeste do Brasil e previamente caracterizadas como ExPEC. Para tanto, e valendo-se de abordagem molecular, serão pesquisados cinco genes carreados por plamídios (iutA, hlyF, iss, ompT and iroN) e considerados preditores de virulência. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a compreensão do papel desempenhado pelas aves de vida livre na perpetuação e disseminação ambiental de E. coli patogênica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAVIOLLI, JULIANA YURI; VIEIRA CUNHA, MARCOS PAULO; LOPES GUERRA, MARIA FLAVIA; IRINO, KINUE; CATAO-DIAS, JOSE LUIZ; DE CARVALHO, VANIA MARIA. Free-Ranging Frigates (Fregata magnificens) of the Southeast Coast of Brazil Harbor Extraintestinal Pathogenic Escherichia coli Resistant to Antimicrobials. PLoS One, v. 11, n. 2, . (10/20706-7, 10/51943-4)