Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial do caranguejo Ocypode quadrata (Crustacea: Decapoda: Brachyura: Ocypodidae) como bioindicador em praias arenosas: uma análise comportamental e metodológica

Processo: 10/20720-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Maíra Pombo
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Dieta animal   Desenvolvimento animal

Resumo

Variações na estrutura de populações entre diferentes áreas são consequência da ação de fatores abióticos (temperatura, salinidade e hidrodinamismo) e bióticos (disponibilidade de alimento e competição). As diferenças registradas na densidade, tamanho e dieta alimentar entre duas populações de Olivella minuta, gastrópode comum em praias arenosas, formam a base estrutural de conhecimento das hipóteses deste estudo. Resultados prévios demonstraram baixas densidades de adultos e juvenis na praia de Barequeçaba em comparação com a do Araçá, ambas em São Sebastião (SP). A dieta alimentar no Araçá apresentou maiores valores de diversidade em sua composição e no índice de repleção dos estômagos. Desta forma, a aderência destas informações à hipótese da severidade ambiental será testada considerando o pressuposto de que a população de Barequeçaba, praia com maior hidrodinamismo, apresenta estratificação vertical (zonação) mais marcada em relação à abundancia e tamanho dos indivíduos, além de menor investimento na reprodução, crescimento e longevidade. Durante um ano e meio, amostras serão realizadas nas praias do Araçá e Barequeçaba. A zonação será avaliada com amostragens na zona entremarés e no infralitoral. O crescimento e a longevidade serão analisados pelos anéis de crescimento dos estatólitos, os quais serão contados e a relação entre o seu diâmetro total e o comprimento da concha estabelecida para obtenção da chave idade-comprimento e aquisição dos parâmetros de crescimento para cada população. O período reprodutivo será avaliado por técnicas histológicas considerando a variação mensal das fases gametogênicas e o investimento reprodutivo pelos índices gonadais. Uma análise circular, utilizando índices de maturidade mensais, será produzida, e representará o padrão de reprodução das populações. Tais informações, aliadas a dados na literatura para outras espécies, contribuirão para o entendimento das variações e dos processos que as causam em populações macrobentônicas de praias arenosas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POMBO, MAIRA; TURRA, ALEXANDER. The burrow resetting method, an easy and effective approach to improve indirect ghost-crab population assessments. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 104, p. 422-428, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
POMBO, MAIRA; CAMPAGNOLI, MARIANA; CASTILHO-MARTINS, EMERSON A.; TURRA, ALEXANDER. Continuous, video-recording assessment of daily activity cycle of the ghost crab Ocypode quadrata Fabricius, 1787 (Brachyura: Ocypodidae) in southeastern Brazil. JOURNAL OF CRUSTACEAN BIOLOGY, v. 38, n. 2, p. 133-139, MAR 2018. Citações Web of Science: 5.
CAMPAGNOLI, MARIANA L.; POMBO, MAIRA; TURRA, ALEXANDER. GHOST CRAB BURROWS SIMULATION SHOWS DIFFERENTIAL ACROSS-SHORE PERSISTENCE. CRUSTACEANA, v. 91, n. 7, p. 821-830, 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.