Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de necropsias em pacientes com insuficiência cardíaca

Processo: 10/20869-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Edimar Alcides Bocchi
Beneficiário:Layara Fernanda Lipari Dinardi
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Miocardiopatias   Insuficiência cardíaca

Resumo

A insuficiência cardíaca representa a via final comum da maioria das doenças cardiovasculares, com elevada prevalência e altos índices de morbimortalidade; nestas condições, o estudo das circunstâncias de morte de pacientes com insuficiência cardíaca pode constituir importante fonte de informação. Contudo, tem havido significativa redução no número de necropsias realizadas nas últimas décadas, e não há estudos sistemáticos recentes sobre dados necroscópicos em pacientes com insuficiência cardíaca.Este estudo tem por objetivo revisar dados necroscópicos de pacientes com insuficiência cardíaca de maneira comparativa, analisando e confrontando diagnósticos pre e post-mortem. Serão analisados especificamente os dados da etiologia da insuficiência cardíaca, o(s) diagnóstico(s) da causa mortis, a morfologia e a função de órgãos classicamente associados a doenças. Para tanto, serão revistos os dados clínicos e necroscópicos de óbitos de pacientes com insuficiência cardíaca no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 01 de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2010. Pretendemos, portanto, obter dados epidemiológicos, morfológicos e clínicos sobre as causas e mecanismos de morte em pacientes com insuficiência cardíaca, bem como analisar a existência de discordâncias diagnósticas realizados antes e após a morte dos pacientes. Assim, espera-se fornecer bases para assegurar melhor análise diagnóstica e assistência para pacientes com insuficiência cardíaca.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES DE MACEDO, ISABELLA; LIPARI DINARDI, LAYARA FERNANDA; PEREIRA, THIAGO VICENTE; RODRIGUES DE ALMEIDA, LYNA KYRIA; BARBOSA, THAISA SILVEIRA; BENVENUTI, LUIZ ALBERTO; AYUB-FERREIRA, SILVIA MOREIRA; BOCCHI, EDIMAR ALCIDES; ISSA, VICTOR SARLI. Thromboembolic findings in patients with heart failure at autopsy. CARDIOVASCULAR PATHOLOGY, v. 35, p. 23-28, JUL-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.