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Análise da resposta vibratória de uma pá de helicóptero com sensores piezelétricos

Processo: 11/01056-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Ivan Orquiza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

As exigências atuais na área aeronáutica, que incluem uma maior eficiência energética, menores níveis de ruído interno e externo, além de confiabilidade e segurança, não só demandam uma otimização cada vez maior do projeto estrutural, como também levam ao surgimento de novas soluções para estes problemas. A necessidade de reduzir as vibrações em helicópteros vem desde seu aparecimento e diferentes métodos efetivos foram criados para esta finalidade, como a inclusão de molas e amortecedores, absorvedores de pêndulos e isoladores antiresssonantes. Porém, à medida que a velocidade de operação dos helicópteros aumenta, o problema tende a se agravar. Desta forma, o surgimento de métodos de controle ativo, em que não se procura amortecer as vibrações como nos métodos passivos, mas eliminá-las, tem desempenhado um papel relevante, e pesquisas nesta linha de aplicação tem se expandido rapidamente. É necessário ressaltar que no desenvolvimento destas pesquisas, materiais inteligentes são de grande importância, pois sua redução de tamanho e diversificação de formato propiciam uma economia de peso, além de possibilitarem sua fácil inserção na estrutura, como nas chamadas estruturas inteligentes, que possuem sensores e atuadores distribuídos altamente integrados com a lógica de controle. Neste contexto, é premissa para qualquer técnica de controle ativo ou passivo, e mesmo para otimização da estrutura, que se disponha de um modelo representativo do rotor, a principal fonte de vibrações do helicóptero. Este projeto pretende analisar computacionalmente a resposta de uma pá de helicóptero e construir um modelo físico em escala a fim de comparar os resultados obtidos e validar o modelo utilizado.