Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de alterações na homeostase celular de fibroblastos e hepatócitos de camundongos com mucopolissacaridose tipo i

Processo: 10/10458-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Vânia D'Almeida
Beneficiário:Gustavo Monteiro Viana
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular   Fibroblastos   Hepatócitos   Apoptose   Autofagia

Resumo

A Mupolissacaridose do tipo I (MPS I) é uma doença hereditária ocasionada pela deficiência da enzima lisossomal ±-L-iduronidase (IDUA), responsável pela degradação de glicosaminoglicanos (GAG). Uma vez não degradados, os GAG se acumulam em diferentes tecidos e órgãos, levando a um comprometimento multisistêmico, entretanto os mecanismos celulares responsáveis pela etiologia da doença ainda não foram totalmente esclarecidos. Em um trabalho recentemente publicado pelo nosso grupo (Pereira et al., 2010), foram verificadas alterações na homeostase iônica e na permeabilidade lisossomal de esplenócitos de camundongos com MPS I, o que fornece evidências do envolvimento de vias de sinalização secundárias à deficiência enzimática lisossomal no desenvolvimento da doença. O objetivo deste estudo é investigar a relação entre os mecanismos de homeostase iônica (mobilização de Ca2+ e H+ intracelular), permeabilidade lisossomal (atividade da catepsina D no citoplasma), autofagia celular (relação LC3-I/LC3-II e beclin-1) e apoptose (atividade de caspases e presença de marcadores anti e pró-apoptóticos) em culturas celulares de fibroblastos e hepatócitos de camundongos Idua +/+ e -/-. A investigação de alterações no metabolismo celular neste modelo animal de MPS I gera novas perspectivas para estudos futuros com células de pacientes, pois permite um maior entendimento sobre a fisiopatologia da doença.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, GUSTAVO MONTEIRO; BURI, MARCUS VINICIUS; PAREDES-GAMERO, EDGAR JULIAN; MARTINS, ANA MARIA; D'ALMEIDA, VANIA. Impaired Hematopoiesis and Disrupted Monocyte/Macrophage Homeostasis in Mucopolysaccharidosis Type I Mice. Journal of Cellular Physiology, v. 231, n. 3, p. 698-707, MAR 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.