Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação dos metais cobre e zinco com ligantes produzidos por Cylindrospermopsis raciborskii através da determinação da constante de estabilidade termodinâmica

Processo: 10/11985-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Ana Teresa Lombardi
Beneficiário:Alessandra Emanuele Tonietto
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metais

Resumo

A especiação de cobre e zinco em águas naturais é dominada por ligantes orgânicos presentes na fração dissolvida que, consequentemente, alteram a disponibilidade dos metais traço para organismos aquáticos. Microalgas excretam matéria orgânica dissolvida com reconhecida capacidade de complexar metais. Diversos estudos determinam as características de complexação, constante de estabilidade condicional (K') e concentração dos ligantes disponíveis (CL), mas poucos avaliam a constante de estabilidade termodinâmica dos complexos formados. Esta proposta tem como objetivo principal determinar a constante de estabilidade termodinâmica (K) dos excretados produzidos por Cylindrospermopsis raciborskii frente aos metais Cu e Zn. Os resultados aqui obtidos podem fornecer subsídios para estudos de toxicidade, buscando conhecer mecanismos de detoxificação externos de que dispõem as microalgas para a regulação da concentração dos metais nos ambientes aquáticos. O conhecimento da constante de estabilidade dos complexos formados constitui-se em uma informação química que auxilia na distinção entre diferentes classes de ligantes. Além disso, estudos que avaliam a capacidade dos excretados algais em complexar metais traço possuem interesse tanto na pesquisa pura, como também aplicada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONIETTO, ALESSANDRA EMANUELE; OLIVEIRA, NATALIA L.; LOMBARDI, ANA TERESA; POLPO, ADRIANO. Copper and cadmium complexation by Cylindrospermopsis raciborskii exudates. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 73, n. 10, p. 2544-2551, MAY 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.