Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e controle ótimo por lógica fuzzy de processos de produção de biomateriais

Processo: 10/16952-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Nádson Murilo Nascimento Lima
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57860-3 - BIOFABRIS - Instituto de Biofabricação, AP.TEM

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo realizar a modelagem dinâmica fuzzy e projetar estratégias avançadas de controle ótimo (otimização dinâmica), baseadas em tais modelos, para processos de produção de biomateriais. Três sistemas de polimerização serão utilizados como casos de estudo para aplicação dos desenvolvimentos concernentes: o processo de produção do Polimetilmetacrilato (PMMA) (Processo FAPESP 2009/09092-0), o processo de síntese do Poli-Ácido Láctico (PLA) (Processo FAPESP 2010/00046-2) e o processo de produção de Nylon 6 e nanocompósitos de Nylon 6 (Processo FAPESP 2009/11627-9). Cada um dos meios reacionais apresenta características altamente complexas, dificultando o desenvolvimento, com sucesso, de controladores clássicos. Todas as reações serão processadas em uma unidade experimental disponível no Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado (LOPCA), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), local onde será realizado o projeto. Os polímeros gerados devem possuir um conjunto de características específicas pré-determinadas, necessárias para a posterior fabricação de biomateriais com as propriedades de uso final desejadas. O comportamento de cada processo, fundamentado nos respectivos modelos fenomenológicos que serão delineados e validados experimentalmente, será previamente simulado por computação para desenvolvimentos teóricos. Após formuladas as metodologias de controle ótimo propostas, estas serão implementadas a nível laboratorial através do interfaceamento entre os códigos computacionais gerados e um sistema de controle e aquisição de dados em tempo real a ser acoplado na planta piloto. Por fim, os desempenhos de tais técnicas serão comparados entre si, e com um controlador preditivo convencional altamente difundido na indústria; adicionalmente, o potencial dos polímeros obtidos será avaliado, via Prototipagem Rápida, para a fabricação dos biomateriais almejados.Esta investigação está vinculada ao Projeto Temático (Processo FAPESP 2008/57860-3) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (BIOFABRIS), o qual é destinado ao desenvolvimento de metodologias para a fabricação de estruturas bioativas, visando melhorar a qualidade de vida do ser humano. O Instituto conta com um grupo de pesquisadores altamente qualificados em áreas inter-relacionadas as aqui tratadas, fazendo com que este projeto se encontre muito bem amparado em termos de compartilhamento de informações e conhecimento, além de infra-estrutura, já que todos os recursos necessários se encontram a disposição.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINAN, LAMIA ZUNIGA; NASCIMENTO LIMA, NADSON MURILO; BENATTI, CAROL; XAVIER, MARIANA; RODRIGUES, ANA A.; MANENTI, FLAVIO; JARDINI, ANDRE; MACIEL FILHO, RUBENS; GILIOLI, ROVILSON. Cytotoxicity Assessment of a Poly(methyl methacrylate) Synthesized for the Direct Fabrication of Bone Tissues. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 61, 2018. Citações Web of Science: 0.
LINAN, LAMIA ZUNIGA; NASCIMENTO LIMA, NADSON M.; MACIEL FILHO, RUBENS; SABINO, MARCOS A.; KOZLOWSKI, MARK T.; MANENTI, FLAVIO. Pilot-scale synthesis and rheological assessment of poly(methyl methacrylate) polymers: Perspectives for medical application. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 51, p. 107-116, JUN 1 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.