Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução química de galáxias próximas

Processo: 10/17142-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Gustavo Amaral Lanfranchi
Beneficiário:Monica Midori Marcon Uchida Sguazzardi
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias   Formação e evolução da galáxia   Abundância dos elementos químicos   Evolução química

Resumo

A distribuição de abundâncias químicas e sua variação no espaço e tempo são importantes ferramentas para compreender a evolução química de galáxias. Em particular, o estudo dos modelos de evolução química e dos seus vínculos observacionais é muito importante para aprimorar os nossos conhecimentos sobre a formação e a evolução da Galáxia e de sistemas estelares próximos. Neste projeto visamos estudar aevolução química do disco e do bojo de galáxias espirais e das Nuvens de Magalhães. O estudo dahistória evolutiva destes sistemas é de grande importância para a construção de um cenário mais completopara a formação de sistemas espirais bem como para as conexões evolutivas entre as Nuvens de Magalhães e a nossa Galáxia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCON-UCHIDA, M. M.; MATTEUCCI, F.; LANFRANCHI, G. A.; SPITONI, E.; GRIECO, V. Chemical evolution of the bulge of M31: predictions about abundance ratios. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 447, n. 2, p. 1096-1102, FEB 21 2015. Citações Web of Science: 0.
SPITONI, E.; MATTEUCCI, F.; MARCON-UCHIDA, M. M. Effects of the radial inflow of gas and galactic fountains on the chemical evolution of M 31. Astronomy & Astrophysics, v. 551, MAR 2013. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.